Visita
Atendendo convite do presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos, o prefeito João Dado e o seu secretariado percorreram o campus da Cidade Universitária, na manhã de ontem. A visita foi anunciada como uma retomada da parceria FEV e Prefeitura. Da Câmara, estava o presidente Osmair Ferrari e o vereador Wartão.
O tempo cura
Muito embora o que se ouviu das autoridades foi discurso de reaproximação entre Prefeitura e Fundação, o clima reinante deixou transparecer que algumas “feridas” criadas com a diretoria anterior da FEV ainda não estão bem cicatrizadas. Carece de mais tempo.
Transparência
Bem no seu estilo de não deixar nada entalado na garganta, o prefeito Dado discursou pregando um novo tempo no relacionamento com a Fundação e alfinetou dizendo que não era tão próximo do ex-presidente da instituição. “Acho que é algo de natureza... Não sei... Desde que eu nasci. Talvez um carma”, sapecou o prefeito.
Justa homenagem
Mudando de assunto, o hospital da Unimed (antiga Casa de Saúde) ganhou nesta semana ampla remodelação da ALA 1 e o seu “patrono”. A ALA 1 ganhou a denominação de “Dr. Joaquim Figueira da Costa”, nome de um dos maiores incentivadores pela remodelação daquele hospital.
Grupo médico
Votuporanga perdeu nos anos 90 dois dos seus quatro mais antigos hospitais. Fecharam as portas o Hospital São Paulo e o Santa Catarina. Na época, a Casa de Saúde, que havia perdido o convênio com o SUS, também corria sérios riscos. Foi aí que surgiu a Investmed, formada por um grupo de médicos que, com a Unimed, assumiram a Casa de Saúde.
Dr. Joaquim
Vale ressaltar que todas as investidas para viabilizar a Casa de Saúde na transformação do Hospital Unimed tiveram entre os seus mais fiéis articuladores o médico cardiologista Joaquim Figueira da Costa. Comenta-se que os negócios fluíram graças ao seu empenho e dedicação.
Dr. Jamilo
Pouca gente sabe, mas o dr. Joaquim, no início da sua carreira na medicina em Votuporanga, ainda nos anos 60, teve como grande incentivador o decano da medicina na cidade, o dr. Jamilo Elias Zeitune. Agora, imagine a satisfação dele em emprestar o seu nome para a ALA 1 do antigo Hospital do dr. Jamilo.
O Bispo
A humildade é uma das características pessoais do nosso Bispo Diocesano, D. Moacir. Sensato e inteligente, ele consegue driblar as polêmicas que às vezes envolvem a igreja na política. Todavia, ele, pessoalmente, tem prestigiado atos da comunidade, como estar no palanque das autoridades no desfile cívico de 8 de agosto, entre outros eventos.
Prestígio
Fazemos tais considerações a D. Moacir Aparecido de Freitas, Bispo da Diocese, a propósito da sua presença, quarta-feira, procedendo as bênçãos religiosas na reinauguração da Ala 1 do Hospital da Unimed.
Secretariado
O vice-prefeito Renato Martins, uma das lideranças do DEM nesta região, adiantou para o “Anote Aí” que o deputado federal eleito pelo partido Geninho Zuliani não será mais indicado para a secretaria Estadual de Habitação, como estava previsto.
Mudança de rumo
O fato de Rio Preto não ter deputado e os eleitos da região ficar restrito a Geninho e Fausto Pinato, levou o ex-prefeito de Olímpia a optar pela Câmara Federal. Ainda, segundo Renato, Geninho deve instalar escritório político em Rio Preto e outro na nossa região em local a ser definido.
Presidente eleito
Enquanto a eleição para presidente da Câmara em Votuporanga, que caminha para o colo do Meidão, só vai acontecer no dia 17 de dezembro (última sessão do ano), lá em Mirassol já está tudo decidido. Nesta semana foi eleito o novo presidente para o biênio 2019/2010. O nome do eleito é Marcos Alves (PHS).
Enquanto isso,
Em Rio Preto, a eleição para a nova mesa da Câmara Municipal está marcada para o dia 4 de dezembro. Lá, até agora, os vereadores Pedro Roberto (PRP) e Jean Dornelas (PRB) já declararam candidaturas a presidente. Fala-se que Paulo Pauléra (PP) também pode entrar na corrida presidencial.
Carlão
O futuro-governador João Doria (PSDB) decidiu que seu líder de governo na Assembleia Legislativa do Estado de SP será o deputado estadual votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB), que já aceitou o posto.
De saída:
Não convide o presidente da Fundação Educacional, Celso Penha Vasconcelos, para uma “selfie”. O homem tem rejeição a este procedimento e até deve ter votado no Bolsonaro. Os fãs que evitem. Isso ele deixou bem claro ontem quando foi convidado para tirar uma. É melhor guardar o celular e falar grosso.