Saev
“Não se chega ao futuro sem respeito ao passado”. Pensando assim, a Saev Ambiental comemorou os seus 50 anos de instalação reunindo autoridades e antigos funcionários da autarquia. O ato serviu para resgatar a história do serviço de tratamento de água em Votuporanga.
Discursos
O químico Antonio Carlos Ferreira, aposentado e com uma história de vida dedicada à Saev, foi o primeiro a discursar. De improviso e com absoluta precisão de memória, ele relatou a história da autarquia desde os tempos que era apenas ETA – um departamento da Prefeitura responsável pelo fornecimento de água tratada.
Precisão
Antonio Carlos lembrou nomes de pessoas que fizeram cada etapa da autarquia e também detalhes do crescimento do serviço, como o aproveitamento da água do Marinheirinho e a chegada dos poços profundos. Em poucos minutos, ele contou com detalhes tudo que antecedeu a Saev, comentando a qualidade de água servida antes mesmo da implantação do tratamento.
Bortolotti
O superintendente Waldecy Antonio Bortolotti também destacou as conquistas da Saev antes de focar o estágio atual. Ele lembrou os avanços registrados na autarquia em cada uma das administrações municipais e destacou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, uma obra modelo no interior de SP.
Dado
O último a falar foi o prefeito João Dado. Este lembrou que o seu pai, Dirceu Carvalho, foi o primeiro superintendente do então Departamento de Água da Prefeitura. Dado enalteceu a sua equipe de trabalho na Saev, destacando a administração de Waldeci Bortolotti e Marcelo Marin Zeitune.
Antigos colaboradores
Pelo menos seis antigos funcionários da Saev marcaram presença no ato comemorativo do cinquentenário da autarquia. São eles: Frutuoso Martins Jurente (chegou a ocupar o cargo de superintendente), Dr. Jesus Silva Melo (ex-superintende e engenheiro), Joaquim Marcelino Neto, Antonio Carlos Ferreira, Laerte Colato (que também foi superintendente) e Marcelo Roda.
Secretariado
O deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), filho do ex-prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi, será o secretário de Desenvolvimento Regional do governo de João Doria. O anúncio foi feito na última terça-feira. Vinholi, de apenas 34 anos, não conseguiu a sua reeleição como deputado, mas caiu nas graças do governador eleito.
A missão
A Secretaria de Desenvolvimento Regional é uma pasta voltada para o interior do Estado e foi criada para atender a demanda das prefeituras das pequenas cidades. Vinholi já vem trabalhando na equipe de transição do governo como relator do Orçamento para o ano que vem na Assembleia Legislativa, adaptando a proposta encaminhada pelo governador Márcio França (PSB) ao plano de governo de João Dória.
Habitação
Outro secretário estadual anunciado na terça foi o atual presidente do Secovi, Flávio Augusto Amary, para a Habitação. A pasta foi ocupada no governo de Geraldo Alckmin pelo deputado Rodrigo Garcia (DEM), eleito vice-governador de João Doria.
Geninho
Pela proximidade com o deputado eleito Geninho Zuliani (DEM), havia expectativa de que Rodrigo Garcia pudesse direcionar a pasta da Habitação para o deputado de Olímpia. Porém, segundo consta, Geninho preferiu ser apenas deputado.
Confirmado
Por 12 votos a 5, a Câmara Municipal de Rio Preto elegeu o vereador Paulo Pauléra (PP) como novo presidente na sessão realizada na terça-feira. O vereador derrotado é Pedro Roberto (PRP). O vice-presidente eleito é Fábio Marcondes (PR).
Aqui
Em Votuporanga, a eleição para o novo presidente da Câmara Municipal será na última sessão do ano, marcada para o dia 17 de dezembro. O vereador Meidão é o único candidato declarado à presidência da Casa.
De saída:
No seu discurso, ontem na Saev, o prefeito Dado pediu para o secretário da Fazenda, Diogo Vicentini, que está escrevendo o livro da história de Votuporanga, para não publicar a foto dele pelado. E justificou: no tempo de criança, a meninada nadava no Marinheirinho. Nos seus cinco anos de idade, Dado revela que foi fotografo pelado nadando naquelas águas. Ah! Que mergulho.