Taxa do Lixo
Sem nenhuma surpresa. A retirada do projeto que institui a taxa de lixo da pauta da sessão da Câmara não deve ser encarada como um ato repentino do prefeito Dado. Na eminência do projeto ser rejeitado e haver até um desgaste político dos vereadores que compõem a base do prefeito na Câmara, Dado entendeu por bem em poupá-los dos debates retirando o projeto. É uma atitude coerente.
Argumento
No ofício remetido ao Poder Legislativo, o prefeito sustenta que não houve tempo para um diálogo esclarecedor com os vereadores. Isso faz sentido. Afinal, a próxima sessão será a última antes do recesso parlamentar. Sendo assim, o projeto do lixo só poderá ser debatido no próximo ano, e até lá muita água vai rolar debaixo da ponte.
Beleza
A declaração de voto contrário ao projeto do lixo pelo vereador Rodrigo Beleza (SD), manifestado na edição de domingo passado, deste jornal, repercutiu positivamente. O fato da empresa coletora de lixo (Converd) pertencer a sua família não comprometeu o voto do vereador, e isso deve ser considerada uma posição independente do legislador. Quem apostava o contrário caiu do cavalo.
Murcha
Era grande a expectativa para a sessão de anteontem na Câmara Municipal de Votuporanga. Tudo por conta da votação do Taxa do Lixo, porém, com a retirada do texto da pauta, o povo desanimou. No final das contas, só apareceram na reunião os mesmos que estão lá toda segunda.
PM
Por conta do projeto da taxa, o presidente da Câmara, o vereador Osmair Ferrari (PP), entendeu que seria melhor prevenir do que remediar, então solicitou o apoio da Polícia Militar, mas não foi necessária a presença por muito tempo.
Novas ideias
Empresários da Lide Rio Preto, no encontro de segunda-feira, ouviram o deputado Vinicius Poit, do Partido Novo. Ele tem 32 anos e vai estrear na Câmara dos Deputados. De família de empresários, o deputado defendeu reformas liberais para reduzir o tamanho e melhorar a eficiência do Estado.
E mais,
O deputado Poit disse em Rio Preto que não quer privilégios. “Em Brasília, vou andar de Uber, taxi e transporte público”. Também promete dispensar auxílio-moradia, reduzir a quantidade de assessores de 25 para 10 e usar apenas 50% dos mais de R$ 40 mil mensais de verba indenizatória a que terá direito. Pena que vai ser só ele.
Discursos
O encontro de empresários da Lide Rio Preto esperava a senadora eleita Mara Gabrilli. Ela não veio e mandou mensagem por vídeo. Também discursaram os deputados da região: Carlão Pignatari (PSDB – Votuporanga) e Itamar Borges (MDB – Santa Fé do Sul).
Novos secretários
Coube mais uma vez ao vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) anunciar nomes para compor o secretariado de João Doria no governo paulista. O secretário de Esportes será Aildo Ferreira (PRB). Já para a pasta de Assuntos Penitenciários o nome escolhido é do militar Nivaldo Restivo, ex-comandante geral da Polícia Militar.
Meirelles
Resta agora o anúncio do nome do futuro secretário da Fazenda e Planejamento. Nos bastidores todas as apostas apontam o nome de Henrique Mereilles, que concorreu à presidência da República pelo MDB. Será mais um do governo de Michel Temer.
Doação
Eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) doaram R$ 1.306.269,00 para a Santa Casa de Juiz de Fora (MG). O balanço do valor arrecadado foi divulgado na última segunda-feira e apontou a participação de 54.905 pessoas que se envolveram na mobilização para ajudar o hospital onde o presidente eleito ficou internado após ser esfaqueado na campanha eleitoral.
Agradecimento
O presidente da Santa Casa, Renato Vilela Loures, esclareceu que foi uma campanha espontânea e que não teve a participação do hospital. Ela foi desenvolvida pelas redes sociais com os eleitores de Bolsonaro divulgando o número da conta bancária do hospital para doações. O dinheiro arrecadado será investido em um novo CTI (Centro de Terapia Intensiva).
De saída:
O Papai Noel chega hoje em Votuporanga e vai receber a chave da cidade das mãos do prefeito. Será às 20h30, na praça Cívica.