Contas aprovadas
O deputado federal eleito Geninho Zuliani (DEM), ex-prefeito de Olímpia, teve as suas contas aprovadas, na sexta-feira, pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Como se recorda, a Procuradoria Eleitoral havia opinado pela reprovação dos gastos do então candidato. Agora ele suspirou aliviado.
Diplomação
Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, Geninho Zuliani foi diplomado ontem como deputado federal. Ele havia apresentado despesas de campanha na corrida eleitoral na ordem de R$ 1.200 milhão.
Falando nisso,
Nem tudo correu conforme previsto no protocolo para a diplomação dos eleitos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Num determinado momento, a segurança foi chamada a intervir para conter o ânimo de assistentes que invadiram o plenário.
Pinato
O deputado federal reeleito Fausto Pinato (PP) também foi diplomado no dia de ontem. Pinato é outro que teve as suas contas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Estaduais
Foram aprovadas também as contas dos deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Sebastião Santos (PRB). Esses também foram diplomados nesta terça-feira.
Beth Sahão
Havia expectativa na diplomação da deputada Beth Sahão (PT), de Catanduva. Na eleição, ela ficou como primeira-suplente do partido e foi convocada para assumir o cargo quando um dos deputados eleitos pelo PT foi considerado inelegível pelo TSE.
Em alta
Passou por Rio Preto, na segunda-feira, a deputada federal eleita pelo PDT, Tabata Amaral. Ela tem apenas 25 anos de idade e a sua bandeira na Câmara Federal é a Educação. Ela esteve em Rio Preto com o objetivo de combater a pornografia nas escolas da rede municipal de ensino, em vista de um projeto nesse sentido que tramita na Câmara Municipal.
Projeção
A deputada Tabata ganhou projeção nacional ao fundar o “Movimento Acredito”. Ela é reconhecida também pela sua dedicação como aluna no ensino público. Ela saiu de uma escola pública na periferia de SP para estudar na prestigiosa universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
De saída:
O secretariado municipal passa esta quarta-feira programando a exposição que será apresentada amanhã, dia 20, no Centro de Convenções. O prefeito João Dado comanda o Balanço Geral de 2017/2018 da sua administração. Lideranças políticas e empresariais devem acompanhar o ato que tem início previsto para às 8h30.
Câmara
A última sessão do ano na Câmara Municipal de Votuporanga, na noite de anteontem, foi movimentada. Mais de dez projetos foram votados, entre eles o reajuste do IPTU. A reunião contou com homenagens e apresentação do coral do pessoal do Centro Social.
Eleição
Como já era esperado, o vereador Mehde Meidão (PSD) foi eleito presidente da Casa de Leis. Em 2019 e 2020, ele comandará o Poder Legislativo. Os apoios ao parlamentar se confirmaram e ele foi eleito pela maioria. Já na tribuna, o legislador disse que pretende fazer um mandato que valorize mais os vereadores.
Demorada
Pensem em uma sessão demorada. Agora multiplica. Foi assim a derradeira reunião do ano. Por pouco o encontro não alcançou as cinco horas de duração. Só com muita paciência para ficar até o final. Meidão, o futuro-presidente, não deu conta e foi embora antes do fim. O presidente atual, Osmair Ferrari (PP), até brincou na sequência as comissões se reuniriam.