Quem se habilita?
A pergunta nas rodas de amigos ontem foi “quem se interessa em assumir a administração do Aeroporto Domingos Pignatari de Votuporanga?” O que se sabe é que a maioria dos aeroportos dá prejuízo, mesmo com linhas regulares de voos. O de Votuporanga é basicamente de uso de aeronaves particulares.
Balanço
Segundo dados divulgados até novembro, consta que 12 dos 20 aeroportos avaliados trabalham no vermelho. Rio Preto foi uma exceção, registrando um lucro de R$ 4,5 milhões de janeiro a novembro de 2018. Só com a taxa de embarque, a arrecadação chegou a R$ 8,1 milhões no período avaliado.
Só barulho
O prefeito João Dado esclareceu em “nota a imprensa” que a Prefeitura vai autuar carros de som ambulante após às 18h. A medida atende a queixa de moradores, principalmente, de bairros da cidade.
Interpretação
Todavia, nem todos entenderam o recado da Prefeitura. Algumas pessoas procuraram informar se estava sendo “proibida” a ação de vendedores ambulantes no começo da noite. A própria nota da Prefeitura esclareceu que era apenas carro de som.
Moderação
A questão de carro de som em Votuporanga já foi muito pior. Antigamente, a rua Amazonas era a preferida e os próprios comerciantes se queixavam do barulho. Em período de campanha eleitoral, então, nem se fala. Tinha carro de som que só fazia aquele trajeto.
Velório
Mas a prática de propaganda volante (carro de som) ainda tem o seu espaço, embora hoje com as suas limitações. Em cidades vizinhas ainda se costuma anunciar até Nota de Falecimento pelo carro de som na rua. Isso ainda existe.
No governo
Rodrigo Garcia (DEM), vice-governador de São Paulo, vai ter a oportunidade de sentar na cadeira do chefe. É que João Doria (PSDB) viaja a Davos, na Suiça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, entre os dias 22 e 25 de janeiro agora.
Outros tempos
Rodrigo já teve o gostinho de sentar na cadeira do governador uma vez. Foi em 2006 quando ele era presidente da Assembleia Legislativa. Na época, com apenas 32 anos, ele foi convocado para ocupar o cargo numa das licenças de Geraldo Alckmin (PSDB).
Congelado
Em nota publicada num jornal de Rio Preto, o deputado Carlão Pignatari informa que os novos diretores de órgãos regionais de governo só serão indicados em março após a posse dos novos deputados estaduais.
Funcionários
Enquanto isso, funcionários de carreira nos órgãos vão responder pela chefia de cargos, na medida que os atuais titulares, nomeados pelo governo de Márcio França (PSB) forem destituídos pelo atual governo de João Doria (PSDB).
Deleta, por favor
O senador Álvaro Dias (Podemos), candidato derrotado na eleição presidencial, ingressou na Justiça pedindo a retirada das redes do vídeo em que ele se refere ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) como “vagabundo”, durante a campanha eleitoral.
Decisão
Sobre a reivindicação de Álvaro Dias, a juíza Glaucia Lacerda Mansutti acatou o pedido preliminar do senador para retirar os vídeos do YouTube e do Facebook.
A frase
“Não podemos mais manter castas de privilegiados. No momento de dificuldade, todos devem dar sua cota de contribuição. Se o Brasil é acima de tudo, não há ninguém que seja especial demais acima do Brasil”.
Direta ao General!
O dono dessa opinião exposta acima é o deputado Marcos Pinheiro (PRB), contestando declaração do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que defende tese de que os militares fiquem fora da Reforma da Previdência. O general é o ministro-chefe da Secretaria de Governo.
De saída:
Marco Pereira é uma das lideranças do PRB, partido político que é um braço da igreja Universal do bispo Edir Macedo. As declarações do parlamentar apareceram nesta semana nas redes sociais.