CAV
Neste sábado, dia 26, mais uma vez o “prato do dia” é o futebol. É que o C. A. Votuporanguense cumpre a sua terceira partida pelo Campeonato Paulista da Série A2, recebendo o C. A. Penapolense. Espera-se um público torcedor maior do que foi na quarta-feira passada, quando o time empatou com o Atibaia.
O público
Na verdade, o jogo no meio de semana em pleno horário de expediente de trabalho dificulta muito a presença do torcedor. A diretoria do CAV tem consciência disso, mas não tem outra alternativa, uma vez que a Arena, ainda, não dispõe de iluminação. O público esteve muito aquém dos jogos finais da Copa Paulista.
Na bronca
Repercute na cidade a queixa do presidente do clube, Marcelo Stringari, com um grupo de torcedores que em altos brados ofenderam os jogadores na partida de quarta-feira passada. A bronca resiste especialmente num “graduado” funcionário da Prefeitura. Para o presidente, o tal torcedor, pela representação que tem na municipalidade, deveria era incentivar o time.
Cobrança
Mas é bom lembrar que a “cobrança” do torcedor em relação ao time vem de um grupo pequeno, mas que faz barulho. Já tivemos caso de treinadores e jogadores que deixaram a cidade magoados com o comportamento da torcida. Os tempos mudaram, mas a forma agressiva de cobrança de alguns ainda persiste.
Folia de Reis
Mudando de assunto, Votuporanga promove amanhã, domingo, dia 27, o tradicional Encontro de Companhia de Reis. A cidade tem tradição naquele evento folclórico/religioso. Esta será a 34ª edição e deve reunir companhias de diferentes cidades da região.
História
Nos anos 70, o Festival de Companhia de Reis em Votuporanga era uma competição anual que se realizava na Concha Acústica. Na verdade, como competição, onde apenas as primeiras colocadas recebiam reconhecimento, provocava descontentamento e algumas delas descartavam a participação no ano seguinte. Foi preciso mudar para encontro.
A festa
O Encontro de Reis já não tem o mesmo glamour do passado e que motivou até a construção da Capela, em louvor aos santos. Contudo, a tradição é mantida e ainda reúne devotos e apreciadores. O encontro de amanhã, dia 27, começa às 9h30, organizado pelo Centro Folclórico, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Política
O diretório estadual do PSDB, em São Paulo, está de casa nova. O partido tucano, em comunicado, informa que a partir de segunda-feira, dia 28, passará a atender na rua Estados Unidos, 662, no Jardim Paulista. É o mesmo endereço onde funcionava o escritório político de João Doria, governador paulista.
Nova lei
Coube ao governador interino Rodrigo Garcia (DEM) sancionar projeto de lei de autoria do deputado Caio França (PSB), filho do ex-governador Márcio França, que permite que advogados constituídos possam autenticar cópias reprográficas (conjunto de meios e/ou processos) de documentos, no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual. Agora é lei.
Mudança na saúde
Em Rio Preto, Terezinha Pacha, limpa a gaveta e passa a diretoria regional de Saúde, órgão do governo do Estado, para Cláudia Monteiro, que estava na função durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Cláudia deve permanecer no posto até 15 de março quando estão previstas novas mudanças com a posse dos novos deputados estaduais.
Aumento de salário
Em Rio Preto, uma associação formada por funcionários públicos quer o aumento do salário do prefeito Edinho Araújo (MDB), que hoje recebe R$ 15,6 mil para R$ 22 mil. O motivo é simples: o salário do prefeito está atrelado ao salário dos servidores públicos. Os vereadores precisam aprovar a medida. O assunto está em discussão.
De saída:
Continua sob cuidados no HB, em Rio Preto, e sem previsão de alta médica para os próximos dias o prefeito de Cardoso, o conhecido Tucura. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na manhã de quinta-feira. Ontem o seu estado clínico era considerado “estável”. Tucura tem 54 anos de idade.