Maurício
Nesta semana ganhou repercussão o fato do votu-poranguense brigadeiro Maurício Pazini Brandão integrar a comitiva do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em missão de conhecimento técnico em Israel.
Filho da terra
Maurício Brandão é o filho caçula do saudoso jornalista Marcelino Brandão e da dona Iracema. Ele revelou-se pelo seu conhecimento na área espacial e astronáutica ainda garoto, quando, aos 11 anos de idade, arrebatou todos os prêmios do famoso programa “Poço dos Milhões”, do Silvio Santos, na extinta TV Tupi.
Orgulho
Mauricinho, como era chamado em Votuporanga, tornou-se popularmente reconhecido em todo o Brasil pela sua participação no programa de televisão. Contava o pai que quando andava com o filho em viagens, o menino era reconhecido pelas pessoas nas ruas que elogiavam a sua inteligência.
Formação
Maurício Pazini Brandão estudou engenharia aeronáutica nos Estados Unidos e proferiu palestras em diversos países do mundo. Em período de férias, passava por Votuporanga em visita aos seus familiares.
Natação
O velho Brandão tinha um orgulho. Ele era professor de natação na piscina do Votuporanga Clube nos anos 70. Entre os seus alunos estavam os dois filhos: Marcelino (que tornou-se capitão do Exército) e Maurício.
A glória do Brandão
Certa feita, Brandão contou que numa Olimpíada Militar, em Brasília, os seus dois filhos fizeram a grande final na natação. Uma arquibancada de “verde-oliva”, formada pelos aspirantes do Exército gritavam incessantemente “Brandão, Brandão”, torcendo pelo seu filho mais velho. A outra arquibancada de “azul-anil” com acadêmicos da aeronáutica gritavam sem parar: Pazini, Pazini, incentivando o filho mais novo. Era a glória para o pai e professor dos dois que não tinha preferência para o ganhador da prova.
Sem especulação
Mudando de assunto, consta que familiares do prefeito de Cardoso, Jair César Nattes, conhecido popularmente como Tucura, pediram para o Hospital de Base (Rio Preto), onde ele está internado, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), a não fornecer informações sobre o quadro clínico do paciente para a Câmara Municipal de Cardoso.
Justificativa
Segundo um médico do HB, passou para um jornal de Rio Preto: “a informação que nos foi repassada é de que opositores do prefeito na Câmara tentam afastá-lo do cargo por conta da situação clínica que ele se encontra”. Tucura foi atendido inicialmente na Santa Casa de Votuporanga e encaminhado para o hospital de Rio Preto.
Morte
Morreu segunda-feira em SP, o deputado estadual Jooji Hato (MDB). O parlamentar tinha 70 anos e recuperava em casa de um AVC (acidente vascular cerebral) sendo velado na Assembleia Legislativa. Joogi Hato, embora sem muita projeção por aqui, tinha alguns eleitores, imagina-se da colônia japonesa.
Pequenos produtores
O governador João Doria (PSDB) assinou nesta semana um decreto de isenção de ICMS para frutas e hortaliças. Segundo ele, a meta é incentivar pequenos produtores rurais. A iniciativa foi elogiada pelos deputados.
Outra
Numa outra iniciativa divulgada nesta semana, Doria promulgou a lei que institui a “Campanha Maria da Penha”, no Estado de São Paulo. A medida prevê atividades pedagógicas nas escolas da rede pública com objetivo de despertar nos alunos a reflexão sobre o combate e violência contra a mulher.
Sem caixa
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, tem mais um argumento para o corte de R$ 152 milhões dos convênios que o governador João Doria aplicou aos municípios paulistas. No caso do turismo, ele explica que o dinheiro disponível para 2019 dá apenas para pagar as obras iniciadas no final do ano de 2017.
De saída:
Começam as vendas de máscaras com o rosto de famosos como adereço de fantasia para o Carnaval deste ano. Entre os mais procurados estão a do presidente Jair Bolsonaro e a do ministro da Justiça Sérgio Moro. Na internet, o preço é R$ 5 cada.