Câmara Federal
Os deputados federais eleitos, na eleição de 7 de outubro, serão empossados hoje, dia 1º, às 10h, em sessão no plenário “Ulysses Guimarães”, da Câmara Federal. Serão os parlamentares integrantes da 56ª legislatura da Câmara dos Deputados.
Eleição
Na oportunidade, será eleita a nova mesa diretora dos trabalhos. Ainda ontem, havia muita especulação em tornos dos candidatos à presidência, mas a reeleição do democrata Rodrigo Maia se apresenta mais evidente.
Renovação
A eleição parlamentar passada apresentou a maior renovação à Câmara Federal desde a democratização do país: 47,37%, segundo cálculo da Secretaria Geral da Mesa (SGM). Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.
O ato
No plenário, os 513 eleitos responderão à chamada nominal e farão o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Nossos deputados
A região noroeste paulista conta com três deputados federais. Fausto Pinato (PP), que tem base eleitoral em Fernandópolis, Geninho Zuliani (DEM), ex-prefeito de Olímpia, e Luiz Carlos Motta (PR), de Rio Preto. A região perde na área legislativa: o deputado Rodrigo Garcia (DEM), que foi eleito vice-governador e o senador Aloysio Nunes (PSDB), ambos de Rio Preto.
Assembleia
Por outro lado, os deputados estaduais assumem a nova legislatura somente em 15 de março. O deputado estadual Itamar Borges (MDB), que é da região, informou que há um debate na Assembleia Legislativa de SP para mudar a data de posse dos parlamentares também para o dia 1º de fevereiro.
A mudança
Segundo Itamar, se aprovado agora, a partir da próxima legislatura, os deputados estaduais passariam a assumir o cargo em 1º de fevereiro, ou seja, na mesma data que ocorre a dos deputados federais em Brasília. Isso seria coerente.
Os estaduais
Conforme é do conhecimento geral, a região conta com dois deputados estaduais: Carlão Pignatari (PSDB), de Votuporanga, e Itamar Borges (MDB), de Santa Fé do Sul. Perderam a eleição os deputados de Rio Preto, João Paulo Rillo (PSOL) e Vaz de Lima (PSDB), além de Gilmar Gimenes, de Fernandópolis.
Catanduva
Também como representantes da região, Catanduva tem a deputada petista Beth Sahão, que assume o cargo como 1º suplente do partido. Contudo, aquela cidade perdeu Marcos Vinholi (PSDB), que não foi eleito, mas ganhou a Secretaria de Desenvolvimento Regional do governo de João Doria.
Novo endereço
Mudando de assunto, o Instituto de Cancerologia, do dr. Hamilton Zúniga, já está atendendo em suas instalações próprias, construídas recentemente, nas proximidades do Centro de Eventos “Jornalista Nélson Camargo”. A nova clínica foi construída dentro de uma arquitetura moderna e funcional para atender os seus objetivos. Nada improvisado.
Inauguração
O médico Hamilton, embora já atendendo no novo prédio, está programando uma inauguração do Instituto. Segundo ele, o objetivo é convidar os amigos para conhecer, brevemente, as novas instalações.
Socorro paulista
Forças do governo de SP chegaram a Brumadinho na manhã de quarta-feira. Foram enviados 44 homens, 12 viaturas, mais dois cães de buscas e salvamento, além de dois helicópteros Águia com dez tripulantes cada. O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) destacou a missão no Facebook.
Reforma trabalhista
O deputado federal Luiz Carlos Motta (PR), que está sendo empossado hoje, falou sobre o desastre de Brumadinho para criticar a reforma trabalhista. Veja o que ele diz:
Opinando
“Com base na nova legislação, a indenização por danos morais aos trabalhadores, vítimas do acidente, está limitado a 50 vezes o salário que recebiam atualmente. Antes da reforma, o valor não tinha teto e, certamente, seria maior à gravidade do caso”, comentou o deputado.
De saída:
Votuporanga está ganhando um novo título segundo os internautas: “Capital do Semáforo”. Essa gente não perdoa.