Renatão
A eleição de Rodrigo Maia (DEM) para presidente da Câmara Federal foi muito comemorada pelo vice-prefeito Renato Martins, que é do mesmo partido. Ele fala com entusiasmo da representatividade do DEM, em SP, com Rodrigo Garcia, e em Brasília, com Rodrigo Maia.
Aposta
Diante da representatividade do DEM nas esferas paulista e nacional, Renatão Martins, que é a principal autoridade do partido a nível local, já pensa num voo mais alto para a eleição municipal. É outro nome que pode pintar como candidato na sucessão de João Dado.
Em campo
Diante disso, e falando de política com entusiasmo, Renatão era só alegria na manhã de domingo passado, na roda de samba do Votuclube. Amigos mais próximos dele deram-lhe gás e o incentivavam dizendo que o DEM não pode perder o embalo também em Votuporanga. Vai, Renatão.
Representação
Num passado recente, o Democratas esteve bem representado na Câmara com a vereadora Encarnação Manzano. Enquanto isso, o presidente do partido, Oscar Guarizzo, era um dos mais conhecidos secretário municipais. Hoje, ambos estão fora do poder.
Samba
Aproveitando o ensejo, a diretoria do Votuporanga Clube, sob a presidência de Fleury Cecchini Junior, marcou ponto junto aos seus associados e convidados com a Roda de Samba de domingo passado. As dependências recreativas do clube ficaram literalmente tomadas. Como nos bons tempos.
Saudade
É impressionante como há saudosista do Carnaval de rua. Domingo, lá no clube, quando o grupo musical cantou o samba enredo da Multada Dengosa, levantou a plateia. Todo mundo tem na ponta da língua a letra do último samba da Mulata que canta as maravilhas da Bahia: “ah! Foi a Bahia que a Mulata escolheu pra sambar...”.
História
O Carnaval das grandes escolas de samba de Votuporanga aconteceu, de forma concorrida, nos anos 70 até na década de 90. Pelo menos três grandes escolas dividiam a paixão dos carnavalescos: “Mulata Dengosa”, “Deixa Cair” e “Acadêmicos do Lago” (do Assary). De todas, hoje só é lembrado o último samba-enredo da Mulata.
Leilão
Mudando de assunto, Antonio Carlos Curte, coordenador do Hospital do Amor em Votuporanga, informando que o Leilão de Gado com renda para o hospital de Barretos, será no dia 17 de março, às 11h, no salão paroquial Santa Joana Princesa, no Bairro Pozzobon.
Números
Curte aproveita para informar que o Hospital de Câncer faz somente atendimentos 100% SUS “e vem passando por sérias dificuldades financeiras devido a falta de repasse governamental e atualmente contínua com déficit mensal de mais de R$ 20 milhões”.
E mais:
Ainda de acordo com a informação do coordenador do hospital em Votuporanga, no ano de 2018 foram feitos 5.639 atendimentos para 835 pacientes, somente da nossa cidade. Neste sentido, ele pede a colaboração de todos para o Leilão desse ano.
A Voz do Brasil
Veja esta: o deputado federal Kim Kataguri (DEM), principal líder do MBL, está pedindo o fim de “A Voz do Brasil”, programa obrigatório no rádio às 19h, mas com opção para a transmissão até às 22 horas. A Voz do Brasil fala das atividades do governo e do Congresso deste os anos 30.
Mais uma baixa
No campo político, o governo de João Doria (PSDB) está demitindo mais um dirigente regional. Na terça-feira, foi exonerada a diretora regional de Assistência Social de Rio Preto, Helena Marangoni. Ela havia sido nomeada para o cargo pelo ex-governador Mário França (PSB) com a indicação do ex-prefeito de Rio Preto Waldomiro Lopes, do mesmo partido.
No pacote
O vice-governador Rodrigo Garcia disse em entrevista em SP que as licitações para privatizações de aeroportos do Estado no interior devem ser concluídas até o final do ano. A novidade é que “os aeroportos devem ser incluídos em lotes”. Os grandes aeroportos, como o de Rio Preto, vão ser colocados em concorrências com outros aeroportos menores para dar viabilidade econômica.
De saída:
Numa dessas quem quiser comprar o Aeroporto de Rio Preto poderá ter que engolir o Aeroporto de Votuporanga. A boa renda de um paga o fracasso do outro.