Educação
As lideranças políticas locais mobilizaram-se na manhã de ontem para a recepção ao secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva. O encontro deu-se no anfiteatro da Cidade Universitária com a presença, inclusive, de prefeitos da região.
Projeto
Quem lucrou com a visita do secretário da Educação foi a Unifev que se candidatou como sede de um projeto pioneiro do governo do Estado para a área educacional. O presidente da Fundação Educacional, Celso Penha Vasconcelos, mostrou-se entusiasmado com a intenção.
O anfitrião
O deputado Carlão Pignatari foi quem conduziu o secretário da Educação para conhecer a nossa região. No seu discurso, Carlão o saudou como Ministro, enaltecendo o seu trabalho anterior na equipe do ex-presidente Michel Temer.
Em alta
Na sua fala, o secretário da Educação agradeceu o deputado, lembrando a participação dele como líder de governo na Assembleia e presença ativa nas reuniões dos secretários de governo. Isso levou um observador na plateia a comentar que Carlão nunca esteve tão bem no governo como está agora com Doria.
O prefeito
João Dado, ao discursar na visita do secretário, destacou o nível da Educação em Votuporanga e saudou o trabalho desenvolvido na área pelo ilustre visitante. Rossieli se colocou à disposição do prefeito em São Paulo.
Exemplo
O discurso do vereador Antonio Carlos Francisco, representando a Câmara Municipal, repercutiu pela sua conhecida história de vida. O secretário da Educação pegou carona no discurso de Francisco e também lembrou da luta enfrentada pelo seu pai que foi aprovado, com muito esforço pessoal, num concurso do Banco do Brasil.
Câmara
Mudando de assunto, a Câmara Municipal já não é mais a mesma. Meidão, o novo presidente, já impôs o seu jeito de governar. Para isso, o funcionalismo cumpre uma nova rotina, o acesso de visitante está monitorado e o dia a dia do Legislativo ganhou um novo padrão de atividade.
Novos tempos
Nesta semana, um dos vereadores comentou que a mudança foi significativa e absolvida muito bem por todos os vereadores. Mas, nos bastidores, dizem que apenas um dos senhores edis não digeriu bem a mudança. Esse tem questionado o novo presidente.
Em dia
O MDB local, sob o comando do vereador Marcelo Coienca, está num grande momento. Os dirigentes do partido estão satisfeitos com os rumos promissores que a agremiação está se propondo. O ex-vereador e presidente da Câmara Osvaldo Carvalho é o “trunfo” do partido para as eleições municipais.
Prestígio
Dia desses, Marcelo Coienca fez uma explanação aos seus colegas de legenda informando que toda a documentação do partido está rigorosamente em ordem. Ele ainda explicou que vem mantendo contatos permanentes com as principais lideranças como deputado federal Baleia Rossi. Este recentemente contemplou a Santa Casa com emenda parlamentar.
Doação
O governador de SP, João Doria (PSDB), postou no Twitter o seu ato de bondade. “Acabo de realizar a doação do meu primeiro salário como governador de SP. O valor de R$ 17.113,90 foi doado integralmente para a AACD. Vou repetir essa ação todos os meses, sempre beneficiando uma entidade social diferente”, postou nas redes sociais.
Leva
O gesto do governador faz lembrar o vereador de Votuporanga prof. Américo Adauto Leva, que, na legislatura de 1993/96, procedeu a doação dos seus salários para as entidades de Votuporanga. Outros vereadores até chegaram a prometer a mesma caridade em campanha eleitoral, mas depois de eleitos não cumpriram.
Saideira
Na Câmara de Rio Preto, um projeto que está para ser apreciado pede o fim do recesso parlamentar no mês de julho. Essa proposta chegou a rondar a Câmara de Votuporanga há alguns anos passados. Não vingou.