Carnaval
Pegou bem a nota expedida pela Associação Comercial informando que o comércio local vai abrir na segunda-feira de carnaval. Independente do fluxo de visitantes na cidade, o calendário determina como dia normal de trabalho. Isso significa que o comércio das cidades vizinhas abre normalmente e a maior concorrente é Rio Preto.
Turistas
Para Votuporanga acrescenta-se um outro bom motivo para a abertura do comércio: o número de turistas que visitam a cidade durante o carnaval. Com o comércio aberto, Votuporanga torna-se mais atrativa.
Mudança de costume
Por muitos anos, alguns setores do comércio resistiram à abertura de lojas na segunda de carnaval. Aliás, a folga na segunda-feira de carnaval estava atrelada na negociação com o horário especial na campanha de Natal.
Pesquisa
Numa consulta feita pela Associação Comercial em 2005, a maioria dos comerciantes rejeitou a proposta de abrir as lojas na segunda de carnaval. Um dos consultados na pesquisa respondeu: “não vendo Engov e nem Skol, pra quê abrir no carnaval?”
Resultado
Venceu a insistência. Finalmente, a adesão dos comerciantes em trabalhar na segunda-feira de Carnaval revelou que vale a pena. O volume de vendas surpreendeu. E mais: a maioria dos consumidores não são os turistas, mas um público da região que aproveita a data para fazer compras. No ano passado, o movimento correspondeu à expectativa.
Outros setores
O movimento dos turistas na cidade aquece muito o setor hoteleiro, restaurantes e postos de combustíveis. É possível, que outros segmentos do comércio possam lucrar também com a abertura das lojas na segunda-feira de carnaval.
Lamento
Mudando de assunto, o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), líder de governo na Assembleia Legislativa, lamentou a saída prematura do ex-senador Aloysio Nunes Ferreira Filho do cargo de presidente da agência Invest-SP. Ele havia sido escalado pelo governador João Doria.
Limpando a área
Aloysio Nunes decidiu deixar o governo de São Paulo após ser um dos alvos da 60ª fase da Operação Lava Jato. Dizem nos bastidores que o ex-senador resolveu pedir demissão para não “manchar” a imagem do governo de Doria. Outros especulam que ele tenha “rabo preso” e sabe que a investigação vai lhe comprometer. Ele nega.
Opinião
Para o deputado Carlão, a demissão de Aloysio “foi uma pena, mas ele teve que sair para se defender. Perdemos um bom articulador”. Aloysio Nunes, que é de Rio Preto, e o deputado Carlão, de Votuporanga, são colegas de partido, o PSDB.
Vermelho e amarelo
A prefeita de Ouroeste, na região de Fernandópolis, está sendo processada porque mandou pintar a sua cidade de “vermelho e amarelo” que são as cores do seu partido, o PSB. Lívia Luana Costa virou ré em ação de improbidade administrativa.
Bloqueio das contas
O juiz Paulo Vitor Alvarez Gonçalves acatou denúncia do Ministério Público contra a prefeita de Ouroeste, quebrou o sigilo que havia no processo. A justiça já havia determinado bloqueio de R$ 1,7 milhão nas contas da Prefeitura e determinado novas pinturas dos locais públicos.
A defesa
Na ação que tramita no Fórum da Comarca de Fernandópolis, a prefeita alegou que “na ausência de irregularidade nos procedimentos de pintura e revitalização, uma vez que teria utilizado cores comuns e representativas ao povo local”.
Nhandeara
Não é a primeira vez que uma prefeita abusa das suas cores prediletas para “enfeitar” sua cidade. Há algum tempo, a prefeita Oédina, de Nhandeara, deixou a sua cidade famosa ao pintar Nhandeara de cor de rosa. A população chiou e recorreu à Justiça.
De saída:
Depois dos 6 a 1 em cima do América de Rio Preto, em jogo-treino, já estão dizendo que o Água Santa (adversário do CAV amanhã) que se cuide. Eta pessoal animado. É bom lembrar que o CAV não tem o poder de reação como o Corinthians. Vá com calma.