A posse
O votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB) será reempossado pela terceira vez como deputado, amanhã, dia 15, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele será mantido como líder do governo Doria e um dos mais influentes parlamentares do Estado.
Representação
Já considerado “veterano” na Casa, Carlão amplia a sua representação parlamentar, já que na região Noroeste Paulista apenas ele e o deputado Itamar Borges (MDB), de Santa Fé do Sul, garantiram a reeleição.
A baixa
A maior cidade da região, São José do Rio Preto, ficou sem representação local na Assembleia, já que os deputados estaduais Orlando Bolçone (PSB), Vaz de Lima (PSDB) e João Paulo Rillo (Psol) não foram reeleitos. Fernandópolis também perdeu a sua representação na Assembleia. O deputado Gilmar Gimenes também não foi reeleito.
Catanduva
Quem manteve a sua cadeira no parlamento paulista foi a deputada Beth Sahão (PT), de Catanduva. Ela, a princípio, havia ficado de fora, na primeira suplência do seu partido. Todavia, um dos deputados eleitos pelo PT teve a sua eleição impugnada pelo TER e Beth ganhou a vaga e será reempossada amanhã.
A presidência
Segundo o deputado Carlão, o seu colega de partido Cauê Macris, será reeleito presidente da Assembleia Legislativa, amanhã, em pleito que acontece logo após a posse dos deputados. Carlão anda tão otimista quanto à reeleição de Cauê que até arrisca um palpite: “Cauê terá o voto de 70 dos 94 deputados”.
Alfinetada
Para uma coluna política de um jornal de Rio Preto, Carlão Pignatari comentou que “falta um pouco de experiência para os adversários de Cauê”, lembrando o nome da deputada concorrente ao cargo, Janaina Paschoal (PSL).
Especulação
Mudando de assunto, rumores nos meios políticos dão conta de que neste início de semana o renomado advogado da área de administração pública, dr. Jerônimo Figueira da Costa Filho, manteve duas reuniões a porta fechada: uma com o presidente da Câmara, o vereador Meidão. E, depois, com o prefeito João Dado. O assunto tratado é segredo guardado a sete chaves.
Falando nele,
O vereador Meidão reagiu com razão. A coluna tropeçou ao comentar o seu lado “italiano”, dizendo da descendência dele por parte mãe. Imagina. O lado “italiano” de Meidão vem da esposa Luiza Aparecida Calegari. Tutti buona gente!
Café da manhã
Eliete Aparecida Guilherme da Silva, nova presidente do Centro Social, convidando para um café da manhã, nesta seta-feira, dia 15, oportunidade que será apresentada a nova diretoria da entidade e os planos de ações para o biênio 2019/2021.
A vez de Bolçone
O deputado Orlando Bolçone (PSB) despede-se nesta quinta-feira, dia 14, da Assembleia Legislativa, já que não conseguiu a sua reeleição. Mas ele não deve sair de São Paulo. O seu nome aparece entre os mais cotados para ocupar o posto de presidente da Investe-SP. O cargo era do ex-senador Aloysio Nunes que está encrencado com a Lava Jato.
Casamento
A propósito, em meio a turbulência que vive como alvo da Operação Lava Jato, o ex-chanceler Aloysio Nunes, de 73 anos, vai casar-se hoje, dia 15, com a rio-pretense Gisele Sayeg, numa cerimônia religiosa em São Paulo. O casal já está casado no civil há muito tempo.
Nova CATI
Com as mudanças propostas pelo governador João Doria, unificando as pastas de Agricultura com a do Meio Ambiente, reforça o órgão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) que muda o nome para Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). A CATI foi criada há 52 anos.
O grito do MDB
Prefeitos, vereadores e governadores eleitos pelo MDB vão a Brasília na semana que vem. Na pauta, os rumos do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e as reformas que ele pretende fazer, como a Previdência. Em Votuporanga, o partido é representado na Câmara pelo vereador Marcelo Coienca.