Redondinha
Embora sempre há alguém que questione algum ato da administração municipal, numa coisa o prefeito Dado tem a seu favor a maioria da sociedade consciente. A administração é séria. Usando uma gíria popular que se ouve nas rodas políticas é que “o Dado vai entregar a Prefeitura redondinha”, numa clara alusão que está resolvendo todos os problemas pendentes.
Casca dura
Nesse sentido, ninguém contesta que problemas na administração pública que se arrastavam a longos anos estão sendo enfrentados nesse governo. Alguns deles considerados “casca dura”, ou seja, daqueles que causam desgaste político ao prefeito. Dado tem enfrentado situações indigestas.
Problemas
Por outro lado, a cidade vai mantendo a sua rotina de trabalho normal. Os maiores problemas enfrentados hoje, como é o caso das enchentes, que deve ser o de maior reclamação na ouvidoria. Todavia, o problema não é de agora e o assunto está sendo cuidado com a atenção que merece.
Reeleição
Falando nele, Dado não deu nenhum sinal de que pretende disputar a reeleição. Mas os políticos o colocam entre os nomes propensos a disputar a eleição do ano que vem. E nem poderia ser diferente. Sendo detentor do poder, é muito improvável que o Dado não vá “jogar a toalha”, justo agora que está colocando a casa em ordem.
Aliados
Nesse sentido, alguns amigos mais próximos do prefeito têm dito que ele não está “arrumando a casa” para entregar de mão beijada a um outro pretendente, talvez até um adversário. Seriam sinais claros de que ele está pavimentando a estrada para mais uma administração. É bom esperar para conferir.
Lideranças partidárias
Mudando de assunto, a região está bem representada na relação dos novos líderes de bancada partidária na Assembleia Legislativa de SP. O deputado Itamar Borges, que é de Santa Fé, permanece líder do MDB. Já o governo Doria está representado pelo tucano votuporanguense Carlão Pignatari. Beth Sahão, de Catanduva, deixou a liderança do PT.
A bronca do Cajuru
O polêmico radialista Jorge Kajuru tornou-se senador pelo Estado de Goiás e já abriu fogo sendo filmado em manifestações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em vídeo que virilizou pelas redes sociais.
Reação
O ministro do Supremo, Gilmar Mendes, está pedindo providências sobre a acusação do senador Kajuru que disse que “ele venderia decisões judiciais”. A situação de Gilmar com as manifestações populares não é das mais confortáveis. Pelo contrário.
Dalben
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acaba de deferir o registro da candidatura do deputado estadual Antonio Dirceu Dalben (PR), eleito em outubro passado. Ele era acusado de contratar servidores, sem concurso público, quando era prefeito de Sumaré. Com a decisão, o suplente Major Mauro (PR) perde a cadeira na Assembleia.
Noromix
A empresa votuporan-guense Noromix, do grupo Scamatti, deu início nesta semana as obras de recapeamento das ruas e avenidas de Rio Preto. Conforme já noticiamos, a Noromix foi a vencedora da licitação com uma proposta de pouco mais que R$ 53 milhões.
Especulação
Nos meios políticos em Rio Preto dizem que a obra da Noromix visa pavimentar a reeleição do prefeito Edinho Araújo. É o tal negócio: rua pavimentada não garante eleição de ninguém; mas buraco na rua derruba a eleição de qualquer prefeito.
Floreal
O prefeito de Floreal, João Manoel Castilho (PSDB), e seu vice, Gilberto De Grande, tiveram os seus mandatos cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles são acusados de abuso de poder público e econômico e compra de votos nas eleições de 2016.
Nova eleição
Os ministros do TSE já decidiram, por unanimidade, pedir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a definição de uma data para a realização de nova eleição em Floreal. O atual prefeito e vice foram declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos.