Lá vem o trem
A nossa região vai sentir o aumento do fluxo de trem após a conexão da ferrovia Norte- Sul à malha paulista, a partir do município de Estrela D’Oeste. Consta que já em 2022 serão 36 composições diárias que vão passar pela região. Atualmente são 24, de acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANPP).
Preocupação
A preocupação maior é de Rio Preto, onde a linha férrea corta o centro da cidade. Se não houver mudança imediata dos trilhos, as composições vão travar o trânsito. A previsão é que cada composição prende o fluxo dos veículos em 10 minutos. Considerando que são 24 composições diárias, calcula-se que o trânsito hoje para cerca de 4 horas por dia.
50 trens
Especula-se que em três anos, 50 trens vão passar todo dia pela região, segundo notícia do Diário da Região. Se vai passar lá, também vai passar por aqui. E Votuporanga cresce com vários novos loteamentos do outro lado da linha férrea. É bom as nossas lideranças já pensarem no assunto.
Norte- Sul
Por outro lado, a região pode experimentar um novo surto de progresso com a interligação da ferrovia Norte-Sul, que sai da região norte do Brasil, desde o Porto Itaqui, no Maranhão, e passa pelo Estado de Tocantins para chegar a Estrela D’Oeste. As lideranças políticas da região ainda não atentaram o que isso significa em termos de movimento comercial. É o futuro chegando.
Escritório Comercial
Enquanto o presidente Bolsonaro anuncia a abertura de escritório do Brasil em Israel, o governador de SP, João Doria, informa que o Estado vai montar um escritório comercial em Shangai, na China.
E mais,
Segundo o anúncio de Doria, feito na terça-feira, dia 2, todas as despesas com a montagem do escritório em Shangai serão bancadas por conta do governo chinês. Em resumo: negócio da China.
Soltando foguete
Alexandre de Moraes, ministro do STF, concedeu liminar e procedeu a suspensão da lei 16.897/2018, da cidade de São Paulo, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios e de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. Lá vem barulho.
Interessados
A liminar foi deferida atendendo uma ação proposta pela Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi). Em Rio Preto, foi aprovado na Câmara uma lei semelhante e que foi sancionada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB). Lá, soltar foguete é proibido e os animais de estimação agradecem.
Fim de férias
A Câmara de Vereadores de Rio Preto votou a favor do fim do recesso parlamentar no mês de julho. Dos 17 vereadores, 13 aprovaram o projeto. Além de julho, os vereadores entravam em recesso de 21 de dezembro a 31 de janeiro. Acabou a férias do meio do ano.
O autor
Quem tomou a iniciativa de acabar com as férias de julho foi o vereador Fábio Marcondes (PR). Consta que a proposta deixou alguns “nobres colegas” em situação desconfortável, como o presidente da Casa Paulo Pauléra (PP). Esse votou a favor, já que para a opinião pública quem votasse contra seria taxado de “vagabundo”. O presidente disse “voto a favor para seguir a tendência”. Eu, hein!
Especulação
Em Votuporanga, em legislaturas passadas, chegou-se a ventilar a possibilidade de acabar com as férias de julho na Câmara Municipal. Mas a proposta não prosperou. Além de se cobrar mais trabalho dos vereadores, considera-se que o mês de julho é de intensa atividade política com os preparativos do aniversário da cidade, no dia 8 de agosto. Mas ninguém toca nesse assunto.
PEC do orçamento
Estava prevista para ontem a votação no Senado da proposta que inclui na Constituição a obrigatoriedade de o governo pagar as emendas parlamentares de bancadas previstas no Orçamento. A PEC foi aprovada pela Câmara em votação relâmpago na semana passada e seguiu para o Senado.
De saída:
Um dos locais mais atrativos para os visitantes em Votuporanga é o Parque da Cultura. É o ponto predileto para as caminhadas do dia a dia. E tornou-se hábito também levar para o local os parentes “de fora” que nos visitam. Não tem quem não goste.