Visita
Quem passou na redação do A Cidade na tarde de ontem foi o ex-deputado Renato Simões (PT), que visita a região para alguns compromissos políticos. Em conversa com a reportagem (que pode ser conferida na página 3), ele criticou a reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.
‘Desgoverno’
Na visão de Simões, o atual mandato do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na verdade é um “desgoverno”. O ex-parlamentar não poupou críticas ao chefe da nação. Para ele, a reforma da Previdência é a destruição do sistema público de previdência social.
Companheiros
Na retaguarda do ex-legislador estavam a presidente do Diretório local do partido, Rosa Maria Chiquetto e os membros da sigla no município José Roberto Garcia, o Beto, e Murilo Rodella (secretário do Diretório).
Lula
Por falar em PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso pela Operação Lava Jato desde abril do ano passado em Curitiba, prestou depoimento na Polícia Federal na manhã de ontem.
Silêncio
O ex-presidente ficou em silencio. “Ninguém é obrigado a depor sobre um processo sigiloso, sobre documentos ocultos. E é isso que a defesa está buscando, a defesa está buscando exercer um direito, o direito de ter acesso a uma investigação antes que o ex-presidente venha prestar depoimentos”, afirmou o Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, ao sair da PF.
Guedes
Se por um lado o pessoal do PT é contra a reforma, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu ontem o projeto e a redução da máquina pública no 18º Fórum Empresarial do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), realizado na cidade de Campos do Jordão-SP. Guedes foi aplaudido pelos empresários presentes ao evento.
Prioritário
Conforme noticiou a Agência Brasil, segundo o ministro, a reforma da Previdência é tema prioritário do governo federal. “O modelo econômico é ruim, se esgotou. Temos que reformar. O diagnóstico é esse. Em torno disso, costuramos o nosso programa”, apontou.
Descontrole
Ainda de acordo com o ministro, desde o regime militar, o governo lida com o descontrole de gastos, o que resultou no déficit do sistema previdenciário público.
Redução
Na opinião do ministro, é necessária a redução da intervenção do Estado na economia. “Hoje, é melhor o empresário ir à Brasília pedir algo, do que mergulhar na competição”, falou. “A economia com muita intervenção do Estado perde a dinâmica de crescimento, corrompe as práticas”, acrescentou.
Manifestação
Os ex-funcionários do Laranjão seguem se mobilizando para tentar receber o quanto antes seus direitos trabalhistas. Na tarde de ontem, em São José do Rio Preto, foi realizada uma manifestação para cobrar a rede de supermercados.
Deputado
Os organizadores da manifestação ontem em Rio Preto contavam com a presença de um deputado que “abraçou a causa” dos trabalhadores. Como não poderia ser diferente, os ex-funcionários estão revoltadíssimos com toda a situação.
Na cidade
Lembrando que em Votuporanga, muitos ex-funcionários do Laranjão estão sem receber seus direitos trabalhistas, por isso eles resolveram entrar na Justiça. O Sincomerciários (Sindicato dos Comerciários) entrou com ação contra o supermercado para auxiliar quase 50 trabalhadores.