Chororô
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha, não conseguiu conter lágrimas ao falar do seu amor pela Santa Casa, numa entrevista para a Cidade FM, ontem, na comemoração dos 60 anos de fundação do hospital. Torrinha estava emotivo.
Um caso antigo
Não é a primeira vez que o Torrinha chora ao falar da Santa Casa. Em outras oportunidades, principalmente quando se aborda conquistas para o atendimento dos pacientes, ele não consegue conter a emoção. É um apaixonado pela causa.
Outros
De fato, o posto de provedor da Santa Casa, normalmente exercido por pessoas líderes da comunidade, mas alheia ao clima do ambiente hospitalar, acaba se incorporando a rotina do meio do atendimento médico e se entrega à solidariedade humana que ali se vive. Exemplo disso são relatados pelos ex-provedores.
História
Nesses 69 anos de Santa Casa muita gente alheia ao exercício da medicina vem se dedicando à manutenção do hospital. No começo, foram as famosas quermesses com a participação das colônias estrangeiras radicadas em Votuporanga que garantiram a construção do hospital.
Os provedores
Todos que passaram pela provedoria enfrentaram desafios financeiros. Marão Abado Alfagalli teve o seu mandato prorrogado por 12 anos no cargo. Maurício Menezes promoveu a mais audaciosa mudança na estrutura de atendimento médico para garantir a sobrevivência do hospital e na época enfrentou séria reação da classe médica.
Os provedores II
Valter Trindade, como provedor, sentiu-se sufocado pelo corte de subsídio da Prefeitura, e passou a vender cartelas e promover “bingos” aos domingos no estádio “Plínio Marin” para não deixar a Santa Casa fechar as portas. E por aí segue. Cada provedor tem uma história de superação para salvar o hospital público.
Novos tempos
A mudança radical na história da Santa Casa começou a acontecer com a adesão de um grupo de empresários liderados por Junior Marão. Este assumiu a provedoria e além do empresariado, ganhou a simpatia dos políticos no poder. Jantares com shows milionários garantiram rendas para sanear as pendências financeiras que comprometiam a funcionalidade do hospital.
A vida que segue...
Torrinha, o atual provedor, ainda mantém em sua diretoria alguns remanescentes do primeiro grupo formado por Junior Marão. Hoje os tempos são outros: a Santa Casa ganhou novos patamares de atendimento e serviço hospitalar. Mas os desafios na manutenção do hospital persistem. A história de garra e perseverança dos seus “provedores” servem de motivação nos dias atuais.
Leilão virtual
Sob o comando de Toni Haddad, a Paróquia Santa Luzia está anunciando para o dia 27 próximo o Leilão de Gado Virtual. Será no salão de eventos da Capela de Santos Reis (próximo da Cidade FM).
Novo processo
Ao contrário dos leilões tradicionais, onde as rezes são expostas em curral montado no local do evento, o Leilão Virtual vai mostrar apenas filmagens do animal. É um novo modelo de leilão onde a “prenda” leiloada é mostrada no telão, sem expor o animal ao desconforto de deslocamento do seu habitat natural e sujeito a locais impróprios que possam lhe causar maus-tratos.
O Exterminador
O governador de São Paulo, João Doria, dá de 10 em qualquer bom marqueteiro. Veja a mais nova dele: o super-astro de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, que também já foi governador da Califórnia, aparece em vídeo ao lado do tucano, adaptando a frase “hasta la vista, baby” que o seu personagem fala nos filmes da série “O Exterminador do Futuro”.
Acelera, baby
Com os dedos indicadores e médio na horizontal, fazendo o sinal de “V” da vitória, numa referência direta ao slogan de campanha de Doria, para o governo de SP, o astro do cinema pousou ao lado do governador paulista em vídeo feito na passagem do artista pelo Palácio dos Bandeirantes, no último fim de semana.
De saída:
A Prefeitura de Fernandópolis está sendo intimada a providenciar certificados de licença do Corpo de Bombeiros de 60 prédios do município. O Ministério Público pede que a Justiça conceda liminar, com prazo de 45 dias, para que a Prefeitura regularize a situação de todos eles. Os imóveis não possuem AVCB e nem CLCB (autos de vistoria e certificados de licença do Corpo de Bombeiros).