A bomba
Já havia um zum-zum há um certo tempo. Falha grave de comportamento poderia ter comprometido a carreira de um dos secretários mais elogiados do governo de João Dado. E não deu outra: o Gaspar, secretário de Obras, foi exonerado na manhã de ontem.
Trabalho
Nas rodas políticas muita gente questionava o cargo de Gaspar. Para aqueles, o secretário de Obras deveria ser um engenheiro ou alguém que, reconhecidamente, tivesse larga experiência na área de construção civil. Esse não era o caso de Gaspar. O prefeito, entretanto, surpreendeu-se e mostrava-se satisfeito com o desempenho dele.
Câmara
Ciente do risco que corria na Prefeitura, Gaspar deixou o tempo passar. Nas redes sociais era dada como certa a sua exoneração a qualquer momento. Gaspar não se preocupou, até porque tem cadeira garantida pelo voto na Câmara Municipal.
5ª Legislatura
Aliás, depois do Meidão, o vereador Gilmar Aurélio, o Gaspar, é o mais antigo legislador de Votuporanga. Ele cumpre a sua quinta legislatura e nunca havia se licenciado para ocupar cargo no Executivo. Quando convidado, abriu espaço para o suplente dr. Antonio Carlos Francisco.
Mudança
O juiz aposentado Antonio Carlos Francisco (SDD) foi um aliado fiel do prefeito Dado. Sempre se apresentou como vereador da situação. Não foi nunca implacável na defesa do prefeito, mas também não cedeu aos apelos da oposição. Ficou sempre na dele.
Gaspar
O vereador Gilmar Aurélio, o Gaspar, não é de frequentar a tribuna. É daqueles que trabalha em silêncio. Nos seus cinco mandatos de vereador dá para contar nos dedos as vezes que foi a tribuna. Todavia, tem o seu eleitorado garantido que diz que é fruto do seu trabalho como vereador.
Avião
Mudando de assunto, como foi amplamente divulgado pelo grupo CIDADE de Jornalismo, o avião da Passaredo vai decolar de Votuporanga a partir do segundo semestre. Em vídeo postado nas redes sociais o prefeito João Dado (SD) e o deputado Carlão Pignatari (PSDB) comemoraram juntos, em São Paulo, essa conquista.
Apertem os cintos
Dado e Carlão se deliciaram com a notícia. Um deu mérito para o outro e vice e versa. Dado disse que foi um longo trabalho do Carlão como deputado. Este retribuiu o empenho do prefeito e lembrou também a luta de Junior Marão. Aleluia.
Dom Orani
O ex-Bispo da Diocese de Rio Preto, que na época atendia também Votuporanga, Dom Orani Tempesta, hoje cardeal do Rio de Janeiro, está cotado para ocupar a presidência CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em pleito marcado para o mês de maio.
Mudança
A indicação de Dom Orani representa chapa formada pelos bispos conservadores da igreja. A notícia está na revista “Carta Capital” que coloca a eleição de Dom Orani como fim da hegemonia da esquerda no comando da CNBB.
Campanhas ilegais
A procuradora da República Adriana da Silva Fernandes diz que vai apurar denúncias envolvendo o Facebook e o Instagram, em que postagem não se revelam explicitamente como anúncios ou posts patrocinados com “campanhas ilegais de marcas de cigarros”.
Assim,
O Ministério Público Federal monitora “campanhas de propaganda de cigarro e promoção do próprio ato de fumar em redes sociais”. “O marketing é feito de forma disfarçada que tenta driblar a legislação”, diz a portaria que autorizou abertura do inquérito civil.
De saída:
Nos bastidores da política especula-se que o procurador do município, Douglas Lisboa, é outro vereador licenciado em vias de retornar ao Legislativo. Só tempo pode confirmar. Comentários existem.