Democrático
Celso Penha, o presidente da Fundação, foi, no mínimo, digamos, light, ao proferir o seu discurso por ocasião da comemoração dos 53 anos de criação da Fundação Educacional de Votuporanga, instituição que administra o complexo de ensino Unifev e seus órgãos de comunicação.
Respeitoso
Ao inaugurar a segunda parte do complexo poliesportivo da Cidade Universitária, Celso Penha reconheceu o trabalho de gestões anteriores “para se tornar a realidade que vivemos hoje”, discursou. Para os bons ouvintes, foi um elogiou à administração anterior que, na verdade, foi quem deu início a construção da obra que estava sendo inaugurada. Um clima amistoso.
Sem polêmica
Longe daquele tom marcante que alavancou o lançamento do Ensino à Distância da Unifev, quando desagradou dirigentes de outras unidades do gênero, colocando o rótulo de “Forasteiro”, desta feita, o presidente “vendeu o seu peixe” sem citar a concorrência. “A Unifev é nota 5 (máxima) do MEC na graduação nas classes de aula e no ensino à Distância”, proclamou.
Dado
Outro discurso de consenso foi o do prefeito João Dado. Ele saudou a diretoria da FEV e enalteceu a qualidade de ensino oferecida pela instituição. Sempre acompanhado de perto pelo seu líder na Câmara, o vereador Daniel David, o prefeito estava em “estado de graça”. O Daniel também.
Caneladas
Se tudo correu bem dentro do protocolo, fora dele não faltaram insinuações de mal gosto. Um deles dizia que esta era a terceira vez que aquela mesma obra era inaugurada. Outros não sabiam exatamente o que estava sendo inaugurado, em vista do ato feito recentemente pela diretoria anterior em solenidade com coquetel entregando aquele mesmo espaço. Haja placas de inauguração.
A trave
Muito atento ao que se passa a seu redor, o vereador Osmair Ferrari lembrou que as traves dos gols no campo de futebol também estavam sendo inauguradas naquele ato. Segundo ele, na inauguração anterior não havia traves no campo de futebol. E teve gente que bateu até fotografia.
Iluminação
Porém, não faltaram elogios para a iluminação do campo e sua pista de atletismo. Alguns torcedores presentes até insinuaram de que o CAV poderia mandar os seus jogos noturnos no campo da Cidade Universitária. Pelo número de torcedores que tem comparecido à Arena, a pequena arquibancada dá para acomodar a todos.
Jogo do comércio
Celso Penha, presidente da Fundação, e ex da Associação Comercial, disse que vai sugerir ao presidente da ACV, Valdeci Merlotti, a retomada do tradicional jogo entre comerciantes do lado direito contra o esquerdo da rua Amazonas. O local seria a Cidade Universitária. Essa é uma proposta boa e deve prosperar.
Topa tudo
Mudando de assunto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai aparecer neste domingo no programa “Silvio Santos”. Ele será entrevistado pelo apresentador e vai falar assuntos “de interesse de todos os brasileiros, incluindo a reforma da Previdência”. Bolsonaro postou no Facebook foto ao lado de Silvio Santos.
Republicano
O PRB (Partido Republicano Brasileiro) anuncia que em breve vai chamar apenas “Republicano”. O partido, atualmente, é representativo pela Igreja Universal. O PRB existe desde 2005 quando tinha como grande estrela, o vice-presidente da República, José Alencar.
E mais,
A mudança no PRB não se limita apenas ao nome. O objetivo é romper a aliança com partidos de esquerdas e se posicionar como representante do eleitorado conservador.
“Acordo entre canalhas”
Quem está fazendo séria denúncia é o deputado federal Kim Kataguiri (DEM). Segundo ele, está havendo um “acordo entre canalhas”, envolvendo os próprios deputados. Explica: a Câmara Federal estendeu o convênio médico dos deputados para os filhos e enteados até 33 anos de idade. Foi isso o que ele postou nas redes sociais.
De saída:
Seja testemunha ocular da nossa história. Participe na manhã deste sábado, dia 4, da inauguração da Havan. É um marco de avanço no comércio de Votuporanga. A gente se vê por lá.