Itamar
Quem passou ontem para um cafezinho na nossa redação foi o deputado estadual Itamar Borges (MDB). O parlamentar sente-se perfeitamente integrado com o novo governo de São Paulo e motivado com as ações de João Doria (PSDB).
Pela região
Itamar fez questão de frisar que ao lado do deputado Carlão Pignatari (PSDB) tem mantido uma sintonia perfeita com os interesses da nossa região. Outro ponto de apoio em defesa da região tem sido o vice-governador Rodrigo Garcia, que é de Rio Preto. Assim, Itamar sustenta que o Noroeste Paulista está muito bem representado no atual governo.
Votação
Falando sobre o resultado da última eleição, Itamar Borges disse que a sua votação em Votuporanga ficou “dentro do esperado”. Ele reconhece que a cidade é território político de Carlão Pignatari e, diante disso, nunca esperou por aqui uma grande votação, mas agradeceu muito aquilo que ele chama de “votos de amigos leais”.
Os números
Na eleição do ano passado, Itamar Borges se reelegeu com 82.034 votos, sendo que destes 481 votos foram no município de Votuporanga. Com esta votação, ele ficou em nono lugar entre os mais votados para deputado estadual na cidade.
Futuro
Cheio de gás e muito motivado na política, Itamar tem os seus projetos políticos, mas não demonstra estar preocupado com isso. Em Rio Preto, comenta-se que ele está na lista do seu partido (MDB) como eventual candidato a prefeito. Contudo, lá o partido tem no momento o atual prefeito Edinho Araújo, que deve concorrer à reeleição. Ainda não é a vez do Itamar.
Motta
Mudando de assunto, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PR), o sexto mais votado em Votuporanga com 1.872 votos, está na mira dos militantes do grupo do presidente Bolsonaro. É que o parlamentar, que é de Rio Preto, é um dos 14 deputados e senadores que votaram na quinta-feira por tirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça.
Justificando
Motta disse que votou por orientação do seu partido (PR) “para ser melhor discutido no plenário. E acho que lá (a decisão) vai ser diferente”, tentou justificar o seu voto. Com o requerimento votado, o Coaf volta para o Ministério da Economia. O texto ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado.
Em tempo:
O ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro considera o Coaf um órgão fundamental para combater crimes financeiros. Neste episódio de votar contra o interesse de Sérgio Moro, o deputado Motta tira o corpo fora ao jogar o seu voto na conta do partido (PR), sigla que compõe o chamado “centrão” no Congresso.
Neves Paulista
A Câmara Municipal de Neves Paulista, na região de Monte Aprazível, aprovou a extinção do mandato do vereador Leonídio Moretti (SD), conhecido como Nirdo. A medida é desdobramento da sentença da juíza da Vara Única do município, Milena Rapizo Rodrigues, que determinou a prisão de Nirdo, condenado por crime de estupro de vulnerável.
A pena
Segundo o processo contra o vereador de Neves, que transitou em julgado em outubro do ano passado, a pena a ser cumprida pelo ex-vereador é de oito anos em regime semiaberto.
Mirassol
José Ricci Junior, ex-prefeito de Mirassol, foi condenado pelo Tribunal de Justiça a indenizar em R$ 5 mil o ex-presidente da OAB daquela cidade, Adauto Rodrigues, por danos morais. Em discurso público em abril de 2015, Ricci pediu que a Polícia Federal e Gaeco ajudassem a analisar o que o advogado e seu filho faziam e os acusou de agredir a sua família.
De saída:
Vestindo jaleco branco, o médico Geraldo Alckmin faz a sua estreia no programa “Todo Seu”, da TV Gazeta, de São Paulo. O ex-governador de SP é o novo colunista da televisão e adivinha qual o tema a ser tratado no seu primeiro programa: insônia.