PL
O Partido Liberal está de volta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no dia 7 de maio último, a mudança de nome do Partido da República (PR) para Partido Liberal (PL). O número da legenda continua sendo o mesmo: 22.
O presidente
Quem está fazendo o alerta sobre a mudança de nome da sigla partidária é o presidente da provisória do partido em Votuporanga, o conhecido Jorginho Xavier. No entanto, ele não comenta quais são as metas do PL em vista das eleições municipais no ano que vem.
No Poder
Em Votuporanga, o Partido Liberal, na sua versão antiga, chegou a eleger o prefeito Pedro Stefanelli Filho que liderou a coligação “União por Votuporanga” que tinha sete partidos. Além de Stefanelli, naquela eleição municipal de 1992 foram eleitos os vereadores Osvaldo Carvalho e o médico José Luiz Zambon. Todos eles já deixaram o partido.
Com as bênçãos
Mudando de assunto, o pessoal da imprensa local cumpriu na manhã de terça-feira uma pauta bem diferente da rotina. A convocação para a entrevista coletiva veio do Bispo Diocesano Dom Moacir Aparecido de Freitas. Assessorado por alguns padres da diocese, o bispo recepcionou a imprensa com um café da manhã, na Casa Paroquial.
A pauta
D. Moacir conversou com a imprensa a propósito da passagem do Dia Mundial das Comunicações. No domingo passado, ele celebrou missa com os comunicadores e na reunião de terça-feira procurou dar vazão a mensagem do Papa Francisco que abordou o tema na sua recente viagem à Romênia. Mas também focou outros assuntos da diocese.
Satisfeito
Sempre assessorado pelo padre Gilmar Margotto, pároco da Catedral, e Márcio Tadeu, da Paróquia Bom Jesus, além de sacerdotes da região, o Bispo D. Moacir comentou o momento da Diocese. Mostrou-se satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado e enalteceu a participação dos sacerdotes e leigos.
Expansão
D. Moacir disse que o número de paróquias existentes no município (hoje são sete) atende perfeitamente à necessidade da igreja, mas não descartou a criação de novas paróquias em vista da expansão de bairros na cidade, como o residencial Pacaembu, por exemplo.
Capelas
O Bispo D. Moacir não descarta para o futuro a elevação de paróquia na Capela São Francisco de Assis, no Bairro Cecap II (próximo ao Clube dos 40) e também no bairro Colinas, onde está instalada a capela Santo Expedito. São pontos de grande fluxo da população.
Concurso
Uma boa notícia: o governo de João Doria autorizou, na terça-feira, dia 4, a abertura de concurso público para a contratação de 250 delegados de polícia, 900 investigadores, 1,6 mil escrivães e 189 médicos legistas. A previsão é de que as provas acorram no ano que vem.
A pressão
O aumento de efetivo na Polícia Civil vem sendo reivindicado há muito tempo. No início da semana, o sindicato dos Delegados de Polícia anunciou que estavam programadas mobilizações mensais contra o governo “que paga os piores salários da federação”, segundo informa a entidade. A notícia do concurso pode acalmar a categoria.
Falando nele,
O governador João Doria (PSDB) foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) naquele processo em que foi acusado de abuso do poder econômico por empréstimo de helicópteros e de carros na eleição de outubro passado.
Justiça
Segundo o TER, as despesas de campanha do eleito João Doria foram contratadas e constaram da prestação de contas do candidato. Tem ainda aquela denúncia de disparos ilegais de mensagens pelo WhatsApp. A ação foi protocolada pelo Partido do Trabalhadores.
De saída:
O deputado Carlão Pignatari (PSDB) satirizou o pedido de um prefeito da região que insistia com ele para o atendimento de uma reivindicação prometida pelo ex-governador Márcio França (PSB). “Essa cobrança o senhor vai fazer lá em São Vicente” (cidade de Márcio França), disparou o deputado.