Dia da Itália
A Associação Italiana de Votuporanga comemora neste domingo, dia 9, a data cívica da Itália. Os associados participam com a comunidade de uma missa, às 11h, na Paróquia Santa Luzia, oportunidade que reverenciam os seus antecedentes italianos.
Imigrantes
A exemplo de outros centros, Votuporanga teve a participação da Colônia Italiana no seu desenvolvimento. Foram dezenas de famílias que aqui se estabeleceram e ajudaram na construção da igreja Catedral e da Santa Casa, além de outras empreitadas.
Santa Casa
Liderados pelo provedor Luiz Torrinha, dirigentes da Santa Casa local estiveram ontem no gabinete do deputado Carlão Pignatari (PSDB), em São Paulo. Na caravana o coordenador corporativo Angelo Bimbato e a gerente de comunicação Janaina Silva. O objetivo da visita foi acionar o parlamentar em busca de recursos junto ao Governo do Estado.
Feriado antecipado
Os feriados que caírem no meio da semana serão antecipados para a segunda-feira. A proposta foi aprovada na Comissão do Senado. De acordo com a matéria só permanecem na data fixa os feriados que caírem nos sábados e domingos e de algumas datas especiais.
Vejam as datas
Se aprovado em plenário e sancionado pelo governo, os feriados que seriam antecipados para a segunda-feira, quando caírem no meio da semana, estão o de Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).
Mamãe Falei
E pelo jeito falou demais. O deputado estadual Arthur do Val (PSL), conhecido como “Mamãe Falei”, está sendo denunciado pelo PT por ter chamado os “nobres colegas” de vagabundos. Ele até se arrependeu e pediu desculpas durante a sessão na Assembleia Legislativa, mas os que se sentiram atingidos não o perdoaram.
De chapéu
O presidente Jair Bolsonaro publicou na sua página no Facebook o oba-oba em que ele foi alvo na sua passagem por Goiás e Mato Grosso, na última quarta-feira. De chapéu na cabeça, como gostam os goianos, Bolsonaro teve o seu carro cercado, foi aplaudido e recebeu gritos de “parabéns, presidente”. Não é a primeira vez que isso acontece.
Até tu, Moro?
O celular pessoal do ministro da Justiça, Sérgio Moro, sofreu uma tentativa de invasão na última quarta-feira, dia 5. O ministro cancelou a linha que usava quando ainda era o juiz de Operações da Lava Jato em Curitiba e determinou a abertura de investigações.
Justificativa
Por meio de nota, o ministro Sérgio Moro informou que há possibilidade de clonagem do número que o ministro utilizava, e por isso a linha foi “abandonada”. “Entre os próximos passos estão colher dados sobre possíveis autores, depoimentos e identificar os responsáveis”, diz a nota.
Remédios
Um vereador de Mirassol postou no Insta da Câmara um projeto ousado. Ele quer a divulgação dos nomes de remédios disponíveis na rede municipal de saúde da prefeitura. O projeto de Ademir Massa (PHS) pede também que a lista informe quais medicamentos estão em falta e a previsão de quando serão novamente oferecidos. Já pensou se a moda pega.
“LGBTfobia”
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal aprovou, nesta semana, projeto de lei que torna crime a chamada “LGBTfobia”, que é a intolerância contra homossexuais. Antes de ser submetida ao Senado, a proposta ainda tem que ser analisada pelas comissões de Segurança Pública e Constituição e Justiça e pelo plenário.
Dividida
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na Comissão Especial que trata do assunto, disse na quarta-feira que a Câmara Federal “está bem dividida” sobre a aplicação aos servidores estaduais e municipais das regras de aposentadoria previstas na proposta. “Vamos conversando; ainda tem tempo”, argumentou Moreira, que entrega o seu parecer até a próxima segunda-feira, dia 10.
De saída:
Em alta como deputada federal em Brasília, Tabata Amaral tornou-se o trunfo do partido dela. A alta cúpula do PDT fala em lançá-la candidata a prefeita de São Paulo na eleição do ano que vem.