Reviravolta no MDB
O que estava previsto desde o ano passado está se consolidando oficialmente agora. A cúpula do MDB local está pedindo a desfiliação do partido. Do grupo de liderança, montado pelo ex-vereador Osvaldo Carvalho, só permanece na legenda o atual vereador Marcelo Coienca.
Sem surpresa
Numa reunião realizada antes das eleições do ano passado, com a presença do deputado estadual Itamar Borges, a cúpula do MDB local esclareceu as dificuldades de trabalhar pelas candidaturas do partido diante da candidatura local a deputado de Carlão Pignatari, que é da cidade.
Limpando a área
Já naquela oportunidade, Itamar Borges foi informado que o vereador Marcelo Coienca é quem ficaria com as rédeas do partido. Marcelo foi sincero e avisou que não abriria mão de trabalhar para a reeleição do deputado Carlão Pignatari, mas que assumiria a candidatura de Baleia Rossi, do MDB, para deputado federal. Ficou bem na fita.
Novos tempos
Itamar Borges voltou após as eleições de outubro do ano passado ciente de que como líder do partido na região, ele precisa reformular o diretório de Votuporanga. É exatamente isso o que ele está fazendo agora, ou seja, convidando novas lideranças para assumir o partido.
Representação
O diretório do MDB de Votuporanga é a agremiação partidária de maior expressão local. Segundo consta, é a legenda que tem o maior número de filiados. Isso pode fazer a diferença na eleição municipal do ano que vem.
Dado
Nos bastidores não é segredo que o prefeito Dado tem convite do deputado Itamar Borges para ingressar no MDB. Dado não se manifesta sobre o assunto, mas é voz corrente que ele não deve ficar no partido Solidariedade. O MDB pode ser uma boa opção.
DEM
Por outro lado, com claras pretensões de ser candidato a prefeito no ano que vem, o ex-presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho, certamente não vai ficar sem partido. Hoje na aba do chapéu do Carlão, o Osvaldo vai ouvir o chefe e tudo indica que poderá assinar ficha do PSDB ou do DEM, que é partido comandado pelo vice-governador Rodrigo Garcia.
O cenário
Como se percebe, o “meio campo” da política votuporanguense continua embolado na questão partidária. Mas, segundo um experiente político local, “as coisas vão clarear a partir do segundo semestre”. O 2020 já deve começar com pré-candidatos definidos pelos partidos.
Santa Casa
O provedor da Santa Casa, Luiz Torrinha, que também é apontado como eventual candidato a prefeito, lavrou um tento importante junto à opinião pública. Ele anunciou o retorno da neurologia clínica na Santa Casa. A especialidade estava descartada no hospital por questões financeiras.
Apoio
Luiz Torrinha reuniu a equipe médica especializada e autoridades públicas, como o prefeito João Dado, para anunciar a conquista. Ficou faltando o retorno do serviço de neurologia cirúrgica. Mas não deve demorar. A especialidade é de extrema necessidade e vai qualificar ainda mais o padrão da Santa Casa.
Repercutiu
A notícia divulgada ontem neste espaço dando conta de que a iluminação da Arena “Plínio Marin” deve ganhar uma nova empresa para executar o serviço, ganhou ampla repercussão na cidade. A pergunta frequente é de que se há interesse em definir logo, quem vai fazer o serviço? Promover jogos à noite é uma tendência dos clubes.
Sem mentira
Mudando de assunto, entidades ligadas a área da justiça, associações de classe e representantes da imprensa vão atuar na checagem de informação e combate a notícias falsas, as chamadas “fake news”.
Parceiros
O painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combates a Notícias Falsas tem entre parceiros o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça. As notícias serão checadas por jornalistas dos sites Aos Fatos, Boatos. Org, Conjur, Jotas, Migalhas e UOL, entre outros.
De saída:
Como andam o acerto entre as farmácias para trabalhar nos plantões? Essa pergunta ouve-se com frequência. Faltam esclarecimentos sobre o assunto.