Governança Municipal
Não foi só Votuporanga que comemorou uma honrosa posição no ranking nacional do Índice de Governança Municipal (IGM), estudo anual desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Na lista também aparecem Rio Preto e Olímpia numa posição privilegiada.
A região
Conforme amplamente divulgado, no levantamento feito entre os melhores municípios do país, na faixa dos 50 mil a 100 mil habitantes, com faixa de renda per capita acima de R$ 20,4 mil, Votuporanga aparece em primeiro lugar com 8,92 pontos. Nesta mesma faixa de habitantes, Olímpia está em quarto lugar, com 8,41 pontos.
Rio Preto
Ainda na região, com as cidades acima de 100 mil habitantes e renda de R$ 28,9 mil, Rio Preto, 8,49 pontos, ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Indaiatuba, na região de Campinas. Piracicaba ficou em terceiro lugar.
MDB
Mudando de assunto, o deputado Itamar Borges (MDB), de Santa Fé do Sul, e que tem como reduto eleitoral a nossa região, já avisou: vem a Votuporanga nesta semana. E não vem a passeio. Ele quer decidir urgente como vai ficar o diretório do MDB local.
Mudanças
Na sua última passagem pela cidade e já preocupado com o seu partido por aqui, Itamar deixou “engatilhado” o ingresso (e o comando) do MDB local nas mãos do prefeito João Dado, que, pelo que consta, não fica mais no Solidariedade. Mas parece que houve uma mudança de rota.
Repercussão
Conforme antecipou esta coluna, na edição de domingo passado, o prefeito recebeu um convite especial do ex-ministro Gilberto Kassab para assumir o PSD local. Pessoas próximas do prefeito dizem que ele está topando a parada. E com razão: Kassab está bem no governo de SP e seria um ótimo “padrinho” para endossar todos os pleitos do prefeito.
Diante disso,
É possível que a passagem de Itamar Borges nesta semana por Votuporanga será para conferir os rumos do seu partido na cidade. O deputado não quer criar atrito com ninguém, mas quer ocupar o seu espaço e o melhor caminho é fortalecer o seu partido.
Mudanças
Aguardando janela para mudar de partido estão alguns dos vereadores. É que sem a coligação para a eleição do ano que vem, os edis que pleiteiam reeleição estão procurando legendas partidárias fortes, ou seja, quem tem candidatos com potencialidade de aglutinar votos. Só vai se eleger o candidato que tiver num partido que tenha voto de legenda.
Enquanto isso,
Vereadores e eventuais candidatos já estão se articulando para quando puderem mudar de partido, saber exatamente para onde vão. Que vai haver uma “revoada”, disso ninguém tem dúvidas. Alguns partidos pequenos tendem a desaparecer na cidade.
O livro
Quem passou pela Cidade FM no fim de semana foi o escritor Ravel Gimenes. Ele deu entrevista para falar do seu livro: “Votuporanga e seus personagens”. Trata-se de uma obra que perpetua personalidades históricas da cidade. Sete personalidades com real participação na vida da cidade foram focadas.
Fifi
Entre as personalidades do livro de Ravel está o ex-jogador da A. A. Votuporanguense, Fifi. Para falar dele, o autor do livro esteve em Campinas, no “Brinco de Ouro”, levantando fatos históricos do início de carreira daquele que foi um dos melhores jogadores do seu tempo. Vale a pena ver o livro de Ravel.
Baixaria
Repercutiu negativamente o “pito” que João Doria deu “ao vivo” no coronel da PM, que usava celular durante a fala do governador em reunião de cúpula da Polícia Militar. Doria não sabia que o coronel estava usando o celular para gravar a reunião do governador. Na sexta-feira, Doria fez vídeo, ao lado do oficial, para se desculpar.
Linha direta
O deputado federal Geninho Zuliani (DEM), de Olímpia, anunciou uma linha direta com o eleitor. Pelo (17) 99661 – 2550, quem quiser apresentar qualquer reivindicação ao parlamentar pode enviar mensagem pelo WhatsApp. Na mesma linha, Geninho informa que também vai mandar material sobre a atuação dele no Congresso.