Especulação
Não é apenas Votuporanga que especula nomes para a corrida eleitoral do ano que vem. O assunto está nas ruas em todas as cidades. Mas um fato curioso vem chamando a atenção de eleitores de Rio Preto. É a invasão de candidaturas “de fora”.
Abriu a porteira
O atual prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, que também foi prefeito de Santa Fé do Sul, cidade da qual deu o pontapé inicial para a sua brilhante carreira política, teve que vencer barreiras para ser o prefeito da chamada “capital da região”.
Forasteiro
Edinho transferiu o seu domicílio eleitoral para Rio Preto ao sentir a aceitação do seu nome em duas bem-sucedidas campanhas para deputado. Na época, conquistou a aceitação popular, mas enfrentou a oposição da força política local. Ele era chamado pelos opositores de “forasteiro” porque veio “de fora”.
O cenário
No momento, embora Edinho esteja muito bem cotado para disputar a reeleição, já existem dois deputados que sinalizam possibilidades de transferir o domicílio eleitoral para Rio Preto, sem esconder que “se o cavalo passar arriado”, eles topam disputar a Prefeitura já.
Vestindo a camisa
Um é conterrâneo do Edinho, o deputado Itamar Borges (MDB), e o outro é o deputado federal de Olímpia, Geninho Zuliani (DEM). Publicamente nenhum deles confirma a pretensão, mas há sinais claros que eles estão cada vez mais rio-pretenses.
Barreiras
Itamar Borges tem até chance, mas não será agora. É que o atual prefeito Edinho Araújo é do seu partido (MDB) e ninguém dúvida que ele é candidato à reeleição. O Geninho, ex-prefeito de Olímpia, acena com esperança. É que ele é o deputado mais chegado do vice-governador Rodrigo Garcia que tem dito que o seu partido, aliado ao PSDB, vai ter candidato próprio em todos municípios.
Apostas
Nessa possibilidade do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) dar as cartas na nossa região, influenciando na indicação de candidatos do seu partido, está na expectativa também o vice-prefeito de Votuporanga, Renato Martins.
No radar do palácio
Renatão Martins tem marcado presença em todos os eventos do partido (DEM) e inclusive em reuniões políticas no Palácio dos Bandeirantes. Se o vice-governador Rodrigo Garcia for consultado sobre nomes de possíveis candidaturas em Votuporanga, o Renatão, por certo, não será esquecido.
24 horas
Mudando de assunto, a deputada estadual Beth Sahão (PT), com domicílio eleitoral em Catanduva, pegou no pé do governador João Doria porque ele vetou um projeto de sua autoria que obriga o funcionamento 24 horas das delegacias da mulher em todo o território paulista.
Os números
Para provar para o governador que há necessidade das delegacias da mulher permanecerem abertas dia e noite, a deputada de Catanduva levantou números de mulheres que morreram vítimas de feminicídio só neste ano. No total foram 57, segundo ela.
Cortes de cargo
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou na quinta-feira, dia 18, que o governo espera cortar “mais de 25 mil cargos em comissão” nos próximos 100 dias. Onyx deu a declaração durante entrevista coletiva após cerimônia de 200 dias do governo Bolsonaro, em que o presidente ampliou a restrição para nomeação nesses cargos. “Já cortamos 21 mil, vamos caminhar para mais 25 mil”, declarou.
200 dias
Durante a cerimônia que marcou os 200 dias de governo, Bolsonaro comemorou o fato de seu governo ter chegado até aqui sem denúncias ou escândalos. “São seis meses sem uma acusação de corrupção no governo”, afirmou ele, ao acrescentar que o desafio é entregar “em 2023 ou 2027” um Brasil melhor: “nós podemos mudar o futuro do Brasil, saindo da teoria para a prática”, segundo informa em nota a agência Estado.
De saída:
O CAV joga amanhã, às 10h, em Lins, contra o Linense. A Cidade FM vai lá! Fique ligado