As calçadas
Os desníveis das calçadas em Votuporanga são sempre lembrados nas rodas políticas quando o assunto é a prosperidade da cidade. Este é um tema que há muito é questionável e que não se vê solução a curto prazo. O assunto já rondou na Câmara Municipal, mas ficou por isso mesmo.
Sem cobrança
Dizia-se que a Prefeitura não poderia estabelecer normas rígidas nesse sentido porque os próprios terrenos da Prefeitura carecem de calçadas. Mas o problema, aparentemente, não são as novas construções de calçadas ou faltas delas, e sim as antigas.
Obstáculos
As queixas mais frequentes são os desníveis, obstáculos como árvores e até recentemente haviam orelhões no meio da calçada. Nesse sentido já houve alguns avanços, mas carece de uma medida punitiva para que todos possam se conscientizar do problema que sabem que existe, mas ninguém toma providência. E isso não é de hoje.
Cartão vermelho
Não teve jeito. O PSL determinou na terça-feira passada, por unanimidade (8 votos a 0), a expulsão do deputado federal Alexandre Frota, que passou a fazer críticas à legenda e ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
Aliado
Frota foi um dos deputados mais atuantes em favor da votação da reforma da Previdência, mas estava insatisfeito com o veto do governo à indicação do nome dele para cargos na Agência Nacional de Cinema (Ancine) e também a perda de poder no diretório municipal de Cotia (grande SP) que é o seu reduto eleitoral.
Racha
A saída de Frota expõe um “racha” dentro do diretório do PSL paulista, hoje comandado pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro. Oficialmente, a executiva nacional do PSL justificou a saída de Frota alegando questão de “infidelidade” ao atacar o governo e colegas da bancada nos últimos meses.
DEM
Por outro lado, o deputado Alexandre Frota já foi convidado para integrar o DEM. Segundo o presidente do Democratas, ACM Neto, o convite foi feito na semana passada e se mantém agora com a formalização de sua expulsão do PSL.
Cutucando o PT
Pelas redes sociais, o senador Major Olímpio (PSL) informa que com o apoio da deputada Janaína Paschoal (PSL), ele pediu ao Ministério Público Federal (MPF) a quebra de sigilo da ‘Operação Cravada’ em que supostos membros do PCC afirmam ter um “diálogo cabuloso com o PT”. E arremata: “como o PT nega, espero que apoiem essa iniciativa”, cobrou o senador.
Turismo
O turismo continua sendo a praia do deputado estadual Itamar Borges (MDB). Pelo Facebook ele está registrando a sua visita ao prefeito Edinho Araújo (MDB), em Rio Preto. “Falamos sobre o andamento do projeto de lei que transforma Rio Preto em Município de Interesse Turístico (MIT)”.
Estudo
Segundo Itamar, “a secretaria Estadual de Turismo está fazendo um estudo para reorganizar os MITs e as Estâncias Turísticas e, após isso, o DADE (Departamento de apoio a Municípios de Interesse Turístico) retomará a apreciação dos projetos da Assembléia Legislativa”, informou em rede social.
PH no assunto
Desde quando conseguiu elevar o município de Santa Fé do Sul a categoria de “Estância Turística”, quando era o prefeito da cidade, Itamar Borges sempre esteve ligado ao setor de turismo. Como deputado faz parte das Comissões formadas na Assembleia para tratar do assunto.
De saída:
Em Rio Preto, o vereador Anderson Branco pegou carona no discurso do presidente Jair Bolsonaro ao apresentar projeto de lei que proíbe o uso de radares móveis no perímetro urbano da cidade: “Sou contra o radar móvel, que não tem caráter educativo. A prioridade é arrecadar e não concordo com isso”, afirmou.