Brasília-DF
A agenda de algumas lideranças de Votuporanga, anteontem, foi em Brasília-DF. Na pauta de assuntos, a certificação da Santa Casa de Misericórdia como Hospital de Ensino. Estiveram na capital federal o prefeito João Dado, o vereador Daniel David, o diretor da Santa Casa, Valmir Dornelas, o presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), Celso Penha Vasconcelos, e o reitor da Unifev, Osvaldo Gastaldon.
Produtivas
Celso Penha relevou que as reuniões em Brasília foram produtivas, já que as causas de Votuporanga contam com o apoio de vários parlamentares, principalmente os da região, como Luiz Carlos Motta e Fausto Pinato.
Motta
O deputado federal Luiz Carlos Motta participou da reunião da comitiva da cidade com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O legislador solicitou que o Governo Federal reestruture o Programa de Certificação dos Hospitais de Ensino e a reformulação da portaria que estabelece os critérios para novas certificações.
Suspenso
De acordo com Motta, o Programa de Cerificação está suspenso desde 2015, impedindo que a Santa Casa de Votuporanga se transforme em Hospital Ensino. Ele destacou a importância da educação e da saúde no município “com mais uma parceria de sucesso entre a Santa Casa e Unifev”.
Convênios
Motta explicou que os hospitais de ensino são conveniados a uma instituição de ensino superior, pública ou privada que servem de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde. Esses hospitais se caracterizam por serem unidades de referência em procedimentos de maior complexidade.
Comissão
Ainda conforme o deputado federal, uma comissão formada por técnicos do Ministério da Saúde e MEC (Ministério de Educação) dará início às discussões para dar prosseguimento aos novos critérios.
Plano Diretor
Hoje é dia de Oficina Comunitária do processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Votuporanga. É a vez dos moradores do Distrito de Simonsen participarem do encontro que será às 18h30, no CEM “Professor Orozimbo Furtado Filho”, localizado na rua Boa Vista, 1281.
Sete
A Secretaria Municipal de Planejamento já promoveu sete oficinas comunitárias. A última ocorreu na tarde de anteontem, no Sindicato Rural de Votuporanga, com moradores da região rural.
Realidade local
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, esta etapa do processo de Revisão do Plano Diretor Participativo tem como intuito conhecer e interpretar a realidade local, por meio dos registros de memória, da cultura e da vivência de diferentes segmentos da sociedade.
Queimadas
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o aumento de queimadas registrado nos últimos dias na Amazônia pode ser resultado de ação criminosa. Para ele, as ações podem ser uma reação à suspensão de repasses do governo para organizações não governamentais (ONGs) e a também de verbas de países para o Fundo Amazônia, projeto de cooperação internacional para preservação da floresta.
‘Ongueiros’
Bolsonaro disse: “o crime existe e temos que fazer com que esse crime não aumente. Mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, dos quais 40% iam para ONGs, não tem mais, acabamos com repasses de órgão públicos para ONGs, de modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então, pode estar havendo ação criminosa desse ‘ongueiros’ para chamar atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil”.
Soberania
Na visão do presidente, as doações ao Fundo Amazônia, assim como o incentivo à demarcação de terras indígenas e ao aumento de áreas de reserva ambiental, são formas de “comprar à prestação a nossa soberania”.