Eleições
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, já começam as tais pesquisas rondar a praça. A maioria é na base do diz-que-me-disse. Ninguém sabe quem encomendou, mas fulano de tal está na frente...
Na praça
Consta que em Votuporanga já estão batendo de porta em porta para medir a popularidade de possíveis candidatos para 2020. Uma dessas pesquisas, sem qualquer autenticidade comprovada, chegou até nossa redação.
Pergunta
A tal pesquisa, que ainda não se sabe por quem teria sido encomendada, faz a seguinte pergunta: “e se fossem estes, em quem você votaria?”. Aparecem a opção de quatro nomes e também as opções “Não sabe” e “Nenhum”.
Resultado
Nesta suposta pesquisa o resultado é aquele que todo mundo fala na praça: se Junior Marão se propor a disputar a corrida eleitoral, leva com o pé nas costas, sem qualquer sombra de adversários. A questão é saber se Juninho vai encarar ou não.
Pressão
A pressão dos amigos e lideranças mais significativas do município é grande para Junior Marão voltar, mas o próprio Juninho desconversa quando consultado e muitos já descartam um possível retorno dele à Prefeitura.
Dúvida
Somadas as opções “Não Sabe” e “Nenhum” estas representariam a segunda opção mais respondida da suposta pesquisa, o que de fato parece natural, haja visto que resta um pouco mais de um ano e muita água ainda vai rolar.
Ausência
Corre nos bastidores que a tal pesquisa teria sido encomendada pelo deputado estadual Carlão Pignatari. Fato é que pelo menos nesta pesquisa não há entre as opções o nome de Osvaldo Carvalho, que hoje vem sendo trabalhado como possível candidato apoiado pelo tucano.
Vem mais
Esse não é o primeiro e nem último “zumzum” de pesquisa na praça. Como dissemos acima, faltando pouco mais de um ano para a eleição, vem muito mais pesquisas e pesquisas por aí. Os bastidores já estão fervendo.
Presidente
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse que deve vetar quase 20 pontos do Projeto de Lei de sobre abuso de autoridade, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 14 de agosto. “Deve chegar a quase 20 vetos, mas tem artigo que tem que ser mantido porque é bom. Não serão só nove”, falou Bolsonaro.
Vetos
Bolsonaro afirmou, anteontem, que vetaria, pelo menos, nove dos dez pontos sugeridos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O décimo ainda estava em discussão.
Amanhã
O presidente tem até amanhã para anunciar a decisão, dia em que termina o prazo de 15 dias úteis para o veto ou sanção. Em caso de veto, o texto volta para análise do Congresso Nacional, que pode manter ou derrubar os vetos presidenciais.
Proposta
O projeto engloba atos cometidos por servidores públicos e membros dos três Poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas.