Câmara
Na noite de anteontem foi realizada a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga. A reunião, se não foi das mais tranquilas, também não foi das mais quentes. Como de costume, os vereadores da oposição fizeram reclamações sobre serviços públicos.
Casas
Quem apresentou a novidade da noite foi o chefe do Poder Legislativo, vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso (PSD). Segundo ele, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) construirá casas em Votuporanga.
Saúde
Por sua vez, o vereador Osmair Luiz Ferrari (PP) reclamou sobre a saúde pública. Conforme o legislador, uma moradora só conseguiu marcar uma consulta para o mês de dezembro, situação que deixou a munícipe revoltada e ele também. O parlamentar chegou a bater a mão na tribuna.
Tumulto
A parte mais agitada da sessão foi quando um cidadão retrucou falas de um vereador na tribuna. Como é sabido, as pessoas não podem se manifestar nas sessões, então ele foi alertado sobre isso pelos funcionários da Casa de Leis. Após alguns pedidos, ele se conteve.
Em baixa
Municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total devem ser extintos. A proposta consta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de iniciativa do presidente Jair Bolsonaro, dentro do projeto de reforma do Pacto Federativo está sendo encaminhado ao Congresso.
A proposta
A extinção de alguns municípios pequenos que voltariam à condição de distrito tem a simpatia de influentes lideranças políticas. O assunto já chegou a ser debatido em Casas de Leis, mas não prosperou. As dificuldades financeiras que passam as prefeituras de pequenas comunidades têm motivado a discussão sobre o assunto. Bolsonaro está colocando o dedo na ferida.
O bicho pega
Se de fato a proposta de Bolsonaro avançar, o município de Parisi pode voltar a ser distrito de Votuporanga. Sempre que o assunto é debatido nas rodas políticas, Parisi é o primeiro município lembrado pela condição de ser pequeno e não evoluir. Na verdade, desligou-se de Votuporanga apenas administrativamente.
Simonsen
É bom lembrar que houve até um movimento visando a transformação do distrito de Simonsen também para município. Contudo, as autoridades da época desaconselharam os moradores de lá, convencendo-os de que a melhor alternativa ainda seria continuar como distrito.
Deputado
Edinho Araújo, hoje prefeito de Rio Preto, quando deputado foi campeão em transformar distritos em municípios. Foram dezenas deles em toda a região Noroeste Paulista. Com isso ele colhia a simpatia do eleitorado dos novos municípios.
Alzimiro
Em Parisi, vale ressaltar que houve também o empenho pessoal do influente vereador de Votuporanga Alzimiro Brantis. Este se dedicou de corpo e alma na ascensão do distrito do qual ele representava na Câmara Municipal de Votuporanga. Com a transformação, Miro foi eleito o primeiro prefeito daquele novo município.
Fake news
Mudando de assunto, uma questão que está deixando muita gente indignada. “Como a Justiça vai agir para combater, na eleição do ano que vem, a farra das fake news?”. Esta indagação foi feita pelo professor David Nemer, um brasileiro da Universidade de Virgínia (EUA), durante entrevista ao site da UOL.
De saída:
Para alguns estudiosos do assunto, o uso de fake news nas eleições municipais tende a ser regra geral para os candidatos, até por uma questão de sobrevivência. Quem não aderir a “estratégia” antidemocrática das notícias falsas sofrerá uma espécie de “concorrência desleal” com os demais candidatos. Salve-se quem puder.