Em alta
A organização do evento realizado na manhã de ontem, na Câmara Municipal, contabilizou cerca de 40 prefeitos da região para recepcionar o secretário de Logística e Transportes na sua visita a Votuporanga. Na mesa dos trabalhos, além do secretário João Octaviano estavam os deputados Carlão Pignatari e Itamar Borges, o prefeito João Dado e o presidente da Câmara, Mehde Kanso.
Discursos
Antes do pronunciamento do secretário de Transportes, discursaram o prefeito João Dado e o deputado Carlão Pignatari. Ambos enalteceram a visita da autoridade do governo. Carlão aproveitou para criticar o Tribunal de Justiça que concedeu liminar suspendendo a tramitação do projeto de reforma da previdência estadual elaborado pelo governo João Doria.
Liminar
O que o deputado Carlão estava revoltado é que o Tribunal de Justiça atendeu um pedido do deputado Emídio de Souza (PT) e concedeu liminar suspendendo a tramitação do projeto de reforma da providência no Estado. Projeto nesse sentido será debatido na Câmara de Votuporanga na sessão de amanhã.
Apoio
Nesse sentido, o deputado Carlão Pignatari clamou aos vereadores presentes (tinham oito deles no plenário) para a aprovação do projeto da previdência. O projeto que eleva a alíquota dos funcionários públicos municipais de 11 para 14% está previsto para entrar na pauta de votação na sessão de amanhã. Há certo temor de rejeição pela pressão do funcionalismo.
Promessa
A boa notícia do secretário de Transportes foi que ele autorizou a remodelação no trevo de acesso à vicinal de Parisi. Segundo o anúncio será amplamente sinalizado e iluminado. O deputado Carlão disse que é uma medida paliativa, numa clara alusão que a solução para o caso será a construção de um viaduto.
Estradas
O secretário João Octaviano gastou o tempo do seu discurso fazendo um balanço de atividades da sua pasta. Apresentou no telão números positivos de obras de extensão de rodovias, relatou investimentos nos aeroportos e reiterou a implantação de linha aérea em Votuporanga.
Fechado
A propósito do assunto, o Aeroporto Estadual “Domingos Pignatari” de Votuporanga fecha a sua pista de pouso a partir desta terça-feira, dia 10, para reformas e só reabre em 10 de fevereiro. Nesse período será recapeada a pista de pouso e outras obras necessárias para deixá-lo em condições de privatização.
Olha o trem
Outro anúncio do secretário de Transportes. O governo João Doria determinou estudos para a volta do trem passageiro. A princípio o trecho será de Campinas a São Paulo com a previsão de construção de uma segunda pista para o transporte do comboio de cargas. Segundo ele, o projeto poderá ser ampliado para transportar passageiros a partir de Rio Preto.
Política
A presença do deputado Itamar Borges (MDB), ontem, em Votuporanga, esquentou a rodas políticas. É que o PV, de Eliezer Casali e cia, está flertando com o MDB, hoje, nas mãos do vereador Marcelo Coienca. Pelo que se ouve nos bastidores, o namoro tende a dar em casamento.
Escolha a dedo
Itamar Borges não é bobo. Ele se sentiu traído pelo diretório local do MDB na eleição passada. Quem lucrou no partido com os votos de Votuporanga foi o federal Baleia Rossi e ele, Itamar, que é da região, ficou chupando o dedo com poucos votos na cidade. Agora está sondando com lupa os seus futuros companheiros de partido em Votuporanga.
Dia D
Lideranças políticas locais, entre eles alguns vereadores e representantes de partidos, estiveram reunidos dia desses com o ex-prefeito Junior Marão (PSDB). Na oportunidade foi cobrada uma decisão política do ex-prefeito sobre a sua eventual candidatura. Um dos presentes na reunião disse que ele vai dizer “sim ou não” em janeiro.
É pra arrebentar
O presidente Jair Bolsonaro está cutucando o bicho com vara curta. Ele acaba de sancionar lei que instituiu o “Dia Nacional do Rodeio”, justamente para ser comemorado no dia 4 de outubro, data consagrada a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Naquela data é comemorado com a benção do Santo Protetor o Dia Mundial dos Animais. Bolsonaro vem na contramão.
De saída:
É a última rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro entra em campo com a corda no pescoço.