Daniel David protocolou o pedido para deixar a liderança de governo
Não gostaram
O pessoal de Fernandópolis parece que não gostou nada de estar fora do projeto do governo federal que beneficia municípios da região com implantação de sistemas de coleta reversa. Votuporanga, Catanduva e São José do Rio Preto estão no programa e outras 400 cidades do país.
Decreto
Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta a logística reversa de produtos eletroeletrônicos, que obriga empresas do setor a implantarem sistemas de coleta desse tipo de resíduo e dar sua destinação correta. Uma solenidade marcou a assinatura da norma, além de oficializar a assinatura de convênios com prefeituras para a compra de equipamentos de coleta de lixo reciclável e compostagem de resíduos orgânicos.
Acordo
Conforme a Agência Brasil, em outubro do ano passado, o Ministério do Meio Ambiente assinou um acordo setorial com entidades que representam as principais empresas de eletroeletrônicos do país como forma de fazer cumprir a logística reversa. O termo consta na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e prevê o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
Aumento
Atualmente, existem, segundo o governo, 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil. O acordo, agora regulamentado em decreto, prevê que esse número aumente para 5 mil pontos até 2025, abrangendo os 400 maiores municípios do país, com mais de 80 mil habitantes, e representam, no total, 60% da população brasileira.
Oficial
Como o jornal A Cidade antecipou há algum tempo, o vereador Daniel David, agora oficialmente, não é mais líder do prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, na Câmara Municipal.
Protocolo
O parlamentar protocolou no gabinete civil da Prefeitura Municipal um ofício entregando o cargo de líder do prefeito João Dado no Legislativo. Ele ocupou a cadeira de líder do prefeito Dado desde o início de 2018, quando o vereador Hery Kattwinkel deixou o posto.
Motivos
De acordo com o legislador, motivos particulares o fizeram renunciar ao cargo líder do governo – posto que está aberto desde a sua saída. “Agradeço o tempo em que estive como líder do governo na Câmara, a confiança em mim depositada, mas deixei o posto em razão de outras tarefas pessoais e profissionais”, declarou.
Prefeito
Em entrevista à rádio Cidade FM, o prefeito João Dado revelou que não pretende colocar ninguém na liderança de governo na Casa de Leis.
Lixo
Na visão do presidente da República, Jair Bolsonaro, a organização ambiental Greenpeace, é um “lixo”. “Quem é Greenpeace? Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo. Outra pergunta”, falou o presidente.
Separação?
A primeira-dama do Estado de São Paulo, Bia Doria, representou o governador em alguns eventos enquanto ele estava no exterior e negou que o casal se separou. “Eu fui pega de surpresa com a notícia da separação e entrei em contato com meu marido para entender”, disse Bia em entrevista à Veja.
Pinato
Em uma rede social, o deputado federal Fausto Pinato disse que vai lutar pela aprovação de uma reforma tributária justa. “O cidadão brasileiro e o pequeno e médio empreendedor já não suportam mais o peso de um sistema tributário ineficiente e que penaliza aqueles que mais geram emprego e renda”, escreveu.
Barca?
No futebol, quando dizem que o time está preparando uma barca, quer dizer que vários jogadores estão de saída. Para que mais atletas sejam contratados, o Clube Atlético Votuporanga pretende dispensar alguns. Não será uma barca, mas acredita-se que uns três nomes devem vazar.
Providências
Em entrevista ontem para a rádio Cidade FM, o presidente Marcelo Stringari afirmou que como os jogadores – a maioria – não estando dando a resposta no campo, a diretoria precisará tomar providências.
Zagueiro
A Alvinegra poderá inscrever ainda quatro jogadores, sendo que um é goleiro. Como o arqueiro do CAV, Edson Kooln, é o melhor do time, a expectativa é que a direção contrate três nomes. Segundo conta, o primeiro é um zagueiro, vindo do Luverdense, time que já foi comandado por Júnior Rocha.