Entrevista de Carlão Pignatari foi exibida no Jornal Nacional
Debandada
Na Câmara Municipal a pergunta mais frequente entre os parlamentares é “para qual partido você vai?”. É que na abertura da janela partidária que permite aos políticos ocupantes de cargo mudar de partido sem o risco de perder o mandato. Pelo que se vê haverá uma debandada geral.
Os destinos
Alguns vereadores já anteciparam os seus destinos. Os componentes eleitos pelo Partido Verde já estão trabalhando no MDB. São eles: Daniel David, dr. Ali, e Vilmar da Farmácia. Nos bastidores há quem diga que o dr. Ali pode ingressar no PSD por convite do prefeito João Dado.
Quem fica?
Nas especulações pelos corredores da Câmara, apenas dois vereadores são lembrados para permanecer nos seus partidos atuais e não pensam em mudanças. São eles: Silvio Carvalho de Souza (Silvão) e Wartão. Ambos são filiados ao PSDB, partido que tem como lideranças na cidade o ex-prefeito Junior Marão e o deputado Carlão.
DEM
Conforme já noticiado, o vereador Rodrigo Beleza já trocou o Solidariedade pelo DEM onde aparece como principal líder após a reformulação do partido. Rodrigo garante que outros colegas vereadores também vão assumir o DEM e entre eles o presidente Mehde Meidão.
O prazo
Todas as especulações sobre mudanças de partido na Câmara Municipal tendem a ser confirmadas (ou não) até o final do mês de março. O que se propalada é de que vão haver mudanças até surpreendentes. É esperar pra ver.
Apoio regional
Mudando de assunto, a tumultuada votação da reforma da Previdência estadual na Assembleia Legislativa, na terça-feira, dia 3, onde foram usadas até bombas de gás por parte da polícia para conter os atos de “vandalismo”, segundo opinou o governador João Doria, teve o apoio total dos deputados da nossa região.
A favor
Votaram pela aprovação do texto da reforma da Previdência o líder do governo, o deputado votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB), e o agora riopretense Itamar Borges (MDB) e o Sebastião Santos (Republicanos), com domicílio em Barretos. A deputada Beth Sahão (PT), que é de Catanduva, votou contra.
Projeção nacional
E o deputado Carlão, um dos mais fervorosos defensores da aprovação do projeto da reforma da Previdência, teve também o seu dia de glória. Além de conseguir a aprovação do projeto, ele teve destaque no Jornal Nacional, da Globo, ao defender a ação da Polícia Militar para conter o tumulto na Assembleia.
A defesa
“É preciso defender o patrimônio público contra a desordem”, opinou o Carlão, em rápida entrevista ao mais expressivo noticioso da Rede Globo, na noite de terça-feira (3), ao comentar a ação da Polícia Militar que foi muito criticada pela oposição.
Crescimento
A economia brasileira crescerá mais de 2% em 2020 se as reformas propostas pelo governo forem aprovadas, foi o que declarou ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes. Conforme ele, o coronavírus terá pouco impacto sobre o país porque a economia brasileira é fechada em relação às economias do resto do mundo.
Coronavírus
“No segundo ano [de governo], acho que crescemos acima de 2%, mesmo com o coronavírus. O Brasil teve até agora dois casos confirmados [o número subiu para três posteriormente]. É uma economia que esteve relativamente fechada todos esses anos”, declarou Guedes.