O gerente chegou. Kaieber Durão é quem vai comandar a nível local o Super Muffato que deve inaugurar a sua loja na cidade ainda neste mês
Fake news
Anteontem, os deputados estaduais aprovaram proposta que determina que toda informação comprovadamente falsa, veiculada com o objetivo de se conseguir benefício próprio, poderá acarretar em multa de até R$ 5,5 mil.
Proposta
De autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), no projeto considera-se infrator quem elabora, divulga e usa mecanismos automáticos de propagação de comunicação em meios virtuais. A medida também autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Estadual de Combate à Informação Falsa, que receberá as multas arrecadadas e utilizará em ações de enfrentamento à publicação de notícias falsas.
Compartilhar
Ainda conforme o texto, quem compartilhar informação falsa, porém sem intenção de prejudicar a honra ou imagem de alguém, não será punido. Também não será punida a pessoa que deixar claro se tratar de opinião pessoal sobre o assunto, bem como publicações de evidente cunho humorístico.
Jornalismo
Segundo a proposta, as matérias jornalísticas também não receberão multas. “Tentamos preservar a atividade dos veículos de imprensa e os jornalistas, que não poderão ser processados no livre exercício de sua atividade profissional”, diz a justificativa no projeto.
Contra
Contrário à proposta, o deputado Gil Diniz (PSL) declarou: “Fomos vítimas de fake news diariamente durante a campanha eleitoral, mas é complicada a questão da punição, quem vai decidir o que é verdade, o que não é”. Agora o texto seguirá para o governador João Doria, que sancionará ou não.
Depressão
Tramita na Câmara de Votuporanga um projeto de lei sobre a criação, a partir deste ano, da Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio. Se aprovada pelos vereadores, ela será realizada anualmente na segunda semana do mês de setembro, em conformidade com as ações da campanha Setembro Amarelo, que acontece a nível federal.
Objetivo
O intuito da proposta, que é de autoria do vereador Emerson Pereira, é promover debates, palestras e outros eventos envolvendo todas as secretarias municipais de Votuporanga. Além disso, a iniciativa quer estimular a criação e divulgação de políticas públicas que auxiliem a população, especialmente a de baixa renda, na busca por acompanhamento especializado, difundir os avanços obtidos pela ciência na busca por tratamento mais eficaz.
Machucado
Na manhã de ontem, o prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, assinou ordens de serviço para início de obras na cidade. Chamou a atenção que o chefe do Poder Executivo Municipal estava de tipoia no braço.
Não contou
Dado não revelou o que aconteceu com seu braço, no entanto a primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho demonstrou pressa ao final da assinatura, já que o prefeito iria passar por um exame no braço.
Podemos
Em Brasília-DF, o vereador Chandelly Protetor participou, no Congresso Nacional, de um seminário do partido Podemos. “Estive com lideranças e com o senador da República, Álvaro Dias. Nossa intenção é fazer uma aliança forte para trazermos grandes benefícios para a Votuporanga”, escreveu.
Tiririca
O vereador também posou para foto ao lado do deputado federal Tiririca. Chandelly lembrou que Tiririca já destinou, há alguns meses, uma emenda de R$ 300 mil para Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga.
Coronavírus
O principal assunto no Brasil e no mundo é o coronavírus. No país, até o presidente Jair Bolsonaro é monitorado, porque o secretário da Comunicação (Secom) da Presidência da República, Fábio Wajngarten, está com Covid-19.
Na cidade
Em Votuporanga, não há casos suspeitos, muito menos confirmados da doença, mas o que existem mesmo são vários boatos, por isso é importante a população estar atenta para o que é verdade.