Fifi, recepciona o governador de SP Adhemar de Barros, para o pontapé inicial, na inauguração da iluminação do estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba. A foto é dos anos 60. (Foto: Arquivo Pessoal)
Fifi
Figura carismática, extremamente querida, principalmente pela população esportiva, o cidadão Francisco Santana, popularmente conhecido por Fifi, considerado o maior astro de todos os tempos dentro da camisa alvinegra da Votuporanguense, agora, nos últimos tempos, tem causado preocupação pelo seu estado de saúde.
O símbolo
Da época áurea do nosso futebol profissional, de saudosa memória da gloriosa AA Votuporanguense, Fifi adotou Votuporanga como sua terra, depois de se consagrar profissionalmente em grandes clubes de futebol como o Guarani (Campinas), Fluminense (Rio de Janeiro), XV de Novembro (Piracicaba), entre outros.
Chegada triunfal
Contam que foi o Frei Benjamim de Piracicaba, vigário da paróquia local, que certa noite procurou a família Marão, durante reunião no antigo prédio do Votuporanga Clube, com uma proposta arrojada: “tenho um craque de time grande para jogar na Votuporanguense”. Ele recebeu como resposta que o time já estava formado para a temporada e que não havia vaga para novas contratações. O frei reagiu: “esqueça tudo. Falo de um jogador da seleção brasileira para jogar aqui”. E aí que chegou o Fifi que nunca mais saiu do time e nem da cidade.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.