Paulo Skaf, presidente da Fiesp, tem sido generoso nas reivindicações de Votuporanga. O retorno político da cidade nem tanto. (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Emendas
Não é segredo que os prefeitos, vereadores e representantes de entidades assistenciais estão percorrendo gabinetes de deputados federais na esperança de serem atendidos com emendas parlamentares no Orçamento da União para este ano. Cada parlamentar tem R$16,2 milhões distribuídos em até 25 emendas impositivas, o que obriga o Executivo a cumpri-las.
O prazo
Conforme estabelecido, o Congresso Nacional tem prazo até segunda-feira, dia 1, para apresentar as suas sugestões ao governo federal. De acordo com as diretrizes definidas pela Comissão Mista do Orçamento, metade do valor das emendas dos deputados deve ser destinada à Saúde.
Entidades
Os prefeitos sofrem concorrência também de representantes de entidades assistenciais que querem uma fatia do bolo. A bancada paulista na Câmara Federal é representada por 70 deputados e, juntos, eles podem destinar até R$241,4 milhões. Quem chegar primeiro bebe água limpa.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.