Senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral após contrair Covid durante uma romaria de prefeitos por recursos para emendas (Foto: Divulgação/Senado Federal)
Mortes na fila
Um levantamento do A Cidade revelou um dado trágico ontem: em dez dias, 13 votuporanguenses que estavam com Covid-19 morreram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que tem funcionado como Hospital de Campanha no município. Todos estavam na fila à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). E ainda ontem pelo menos mais dois morreram nas mesmas circunstâncias.
Atendimentos
Ainda de acordo com o levantamento do jornal, na primeira semana após a transformação da UPA em Central de Atendimento Covid-19 foram registrados, em média, 170 atendimentos por dia. Segundo a Prefeitura, todos os pacientes que morreram estavam assistidos e os atendimentos foram devidamente prestados pela equipe médica da Unidade.
UTI lotada
A fila com pacientes aguardando leitos de UTI é crítica e a situação na Santa Casa também. Segundo o boletim de ontem do hospital, a ala Covid-19 de leitos da UTI segue com 100% de ocupação. São 28 pacientes confirmados com a doença e internados em estado grave. Além disso, o hospital votuporanguense registrou quatro mortes causadas pela doença. Crítico.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.