Os deputados Itamar Borges e Geninho Zuliani podem disputar a prefeitura de São José do Rio Preto (Foto: Assessoria)
Vacina já!
Muito embora o país já dá sinais de redução no número de novas infecções pelo coronavírus, apresentando um balanço de 20,6% menos que a duas semanas atrás, segundo informa a Agência Estado, os agentes de saúde têm enfrentado outros desafios. O mais novo caso é a rejeição de alguns por não aceitar a vacina disponibilizada, na hora da aplicação, pelo Ministério e Secretaria Estadual da Saúde.
Exemplos
Em Votuporanga não há informação sobre o recuso de vacina que está disponível no posto de vacinação. Consta que, houve caso de que a atendente de saúde teve que intervir para que a pessoa aceitasse o imunizante que seria aplicado. Mas, em Rio Preto há o registro de que 20 pessoas se recusaram e até assinaram um termo de recusa e responsabilidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade.
Jales
Outras cidades da região também adotaram o termo de recusa. Em Jales, o documento de recusa está implantado desde o dia 2 de julho. Lá foram nove pessoas rejeitaram a dose no primeiro dia e uma outra, no sábado passado. Autoridades do setor de saúde garantem que todas as vacinas oferecidas são eficazes e comprovadas. Todas as doses aplicadas no Brasil foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.