A Alesp, presidida pelo deputado estadual (e votuporanguense) Carlão Pignatari, aprovou a criação da Região Metropolitana de Rio Preto (Foto: Assessoria)
Região Metropolitana
Depois de discussões, revisões, ajustes e inclusões, a Alesp aprovou a criação da Região Metropolitana de Rio Preto. Esse foi mais um passo – muito significativo, por sinal – para esse ambicioso projeto sair do papel. Aos 45 do segundo tempo, Olímpia e Severínia foram incluídas. E Votuporanga, como já era esperado, ficou de fora.
Ressalva
A criação da região metropolitana foi aprovada, mas ainda precisa ser sancionado pelo Executivo. Se sancionado, seja total ou parcialmente, a Alesp estima que o projeto vai beneficiar quase um milhão de habitantes.
Revisões
Antes de ser aprovado, o Projeto de Lei Complementar 15/2021, do governo estadual, teve sua redação aperfeiçoada. Foi nesses ajustes que Olímpia e Severínia entraram para o grupo de municípios. Assim, a região vai ter 37 municípios, não 35, como constava no projeto original. Outra inclusão importante no projeto foi a participação popular, por meio de um conselho de desenvolvimento.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.