Comício do governador Adhemar de Barros, na praça central, nos anos 50. O grande líder político era conduzido na cidade pelo Capitão Almeida. Hoje “os presidenciáveis” tem Rio Preto como fim de linha (Foto: Arquivo)
Quem veio, veio....
Os candidatos ao governo de SP que passaram por Votuporanga em campanha foram apenas dois: Rodrigo Garcia (PSDB), com mais frequência, e Tarcísio de Freitas. Já o candidato do PT, Fernando Haddad, marcou, desmarcou e nunca mais apareceu. Com agenda cheia nesta reta final de campanha a tendência é de que nenhum deles volte a passar por aqui.
Juscelino
Já os candidatos à presidência da República também esqueceram Votuporanga e deixaram “fora do mapa” de campanha. O engraçado é que no passado, quando a cidade estava saindo da condição de vila para um próspero município, há registro de passagem por aqui de grandes líderes nacionais. O mais lembrado é o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Histórico
Juscelino discursou, segundo a história, em cima de uma cadeira no Bar Paramount, ao lado do cinema. Luciano Viana Filho conta da ligação política entre Juscelino e o seu avô o prefeito João Gonçalves Leite. Mas, outros antigos votuporanguenses recordam dessa passagem. O curioso é que não há registro da passagem de Juscelino por Rio Preto.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.