Os ex-vereadores Wartão Santos e Vilmar da Farmácia são alguns dos nomes que compõem a possível chapa do reestruturado União Brasil; mas tudo ainda pode mudar (Foto: Redes sociais)
Janela
Quem mudou, mudou, quem não mudou não muda mais. Hoje fecha a janela da infidelidade partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de legenda sem que percam o mandato. A janela partidária teve início para as eleições deste ano em 7 de março.
Filiação
Já amanhã termina o prazo para filiação a partidos políticos de olho nas eleições de outubro. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro. O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer.
Obrigatória
A filiação partidária é condição essencial para garantir a elegibilidade da candidata ou do candidato e está prevista na Constituição Federal. A legislação brasileira não permite a candidatura avulsa, sem a candidata ou o candidato estar vinculado a um partido político.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.