Os nomes de Leandro do Procon e DJ Ju Balbi (ambos nas fotos ao lado de Jorge Seba e Rose Seba) têm assustado vereadores experientes do PSD, que já temem ficar de fora da Câmara após as eleições de outubro (Foto: Redes sociais)
Medo
Tem vereador experiente que não anda nem dormindo à noite com medo de ficar de fora da Câmara Municipal em 2025, após as eleições de outubro. As costuras políticas para formar uma chapa forte em determinados partidos sempre existiram, mas alguns não esperavam que as siglas que escolheram ficariam tão fortes assim e já começaram a espernear com medo de não ficarem entre os três ou quatro mais votados.
Projeções
Claro que ainda é cedo e as projeções de votos são incertas, mas tem muita gente fazendo as contas. Na hora de calcular a possível votação de um pré-candidato leva-se em consideração, primeiro: a votação dele em outras eventuais disputas; depois, se ele tem chance de manter essa votação ou se irá receber mais apoio, em virtude de um trabalho continuado, ou ainda despencar, por não ter cultivado o eleitorado.
Novatos
O mais difícil, no entanto, é mensurar o desempenho dos “novatos” na política, pessoas que possuem certa expressão no meio social e que irão testar o nome nas urnas pela primeira vez. Estes podem surpreender e estourar de votos, ou decepcionar e ficarem pelo caminho. Parece óbvio, mas é o que está tirando o sono de alguns vereadores que buscam a reeleição.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.