Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional e especialista em comportamento humano, comunicação não verbal e Desenvolvimento das Competências de Liderança Aplicada a Administração e Educação.
Como educador, sei que muitos são os questionamentos sobre quais são as possibilidades de desenvolver nos alunos as dimensões fundamentais do indivíduo e do cidadão, no contexto familiar, escolar e social.
Envolver os alunos parece cada vez mais difícil. Inúmeras propostas pedagógicas alimentam diversas discussões e metodologias de ensino não tradicionais ganham novos adeptos e plataformas pedagógicas, mas, em meio a tantos questionamentos, surge uma convergência: a importância da figura do professor.
A escola ainda é o primeiro lugar que frequentamos sozinhos, sem os nossos pais. É lá que começamos a desenvolver a consciência acerca das nossas escolhas, poder pessoal e capacidade de discernimento. Ela é a ponte que liga a infância ao início da vida adulta. Juntamente com os pais, os professores são quem auxiliam as crianças amadurecerem e a cumprirem tal travessia de forma saudável e construtiva.
É o professor a peça chave para a formação crítica e social do aluno. Ele é um dos principais líderes da vida da criança e influencia diretamente em seu desenvolvimento e no fortalecimento da sua autoestima e autorrealização.
O professor nutre com conhecimento, alimenta suas ideias, estimula a criatividade e a comunicação, valoriza seus questionamentos e, por meio disso, conquista a confiança e o respeito do aluno.
Os grandes educadores, comprometidos com a valorização da vida e do viver, que se permitem ensinar e transmitir o amor, a cidadania, a ética e valores para o futuro profissional e pessoal de seus alunos, nos marcam de forma positiva. São lembrados para sempre e promovem transformações permanentes e benéficas na vida de seus aprendizes. São eles que influenciam tantas escolhas, e são, com toda a certeza, verdadeiros multiplicadores de sonhos.
A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas e o professor tem a importante e árdua tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los a realizar projetos com serenidade e satisfação, transformar seus sonhos em realidade.