*Professor Francisco Antônio Poli - Presidente UDEMO-SP
(O texto acima é o teor do seu discurso, proferido durante encontro de confraternização da UDEMO-VOTUPORANGA).
Em novembro de 1870, D. Pedro II, sentindo que havia uma forte rejeição ao seu governo, afirmou: “- Ora, se os brasileiros não me quiserem para seu imperador, irei ser professor”.
Será que ele repetiria essa frase, hoje?
Nas palavras do filósofo chinês,“ - Se quer investir por um ano, plante arroz. Se quer investir por uma década, plante árvores. Se quer investir por um século, eduque as crianças”. (Confúcio)
A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar. (H. Peter).
Quando é necessário caminhar com as próprias pernas - o que exige ser capaz de desenvolver inovações e aumentar a produtividade - o que importa é a educação.
A melhor chance de o Brasil um dia entrar no clube de países desenvolvidos é a educação. A educação exerce também um efeito em cascata. Raramente o filho de alfabetizados cai no analfabetismo. Já o analfabeto adulto é filho e neto de analfabetos. (Cristovam Buarque)
O nível de escolaridade dos pais pesa muito no desempenho escolar dos filhos. As gerações futuras tendem a se beneficiar do esforço da presente. No ranking do ENEM, o que mais influencia a posição de uma escola é a escolaridade dos pais e a renda da família. O capital cultural e o capital econômico chegam a explicar até 87% da nota.
As escolas públicas precisam de mais recursos. Hoje, infelizmente, a escola e a saúde públicas estão se tornando o destino resignado dos desfavorecidos. (C. Calligaris)
São hipócritas as pessoas que gastam muito para mandar os filhos a escolas privadas, mas afirmam que a melhoria do ensino público não depende de mais dinheiro. (A.Alonso)
As principais falhas na área educacional no Brasil estão relacionadas aos recursos: à escassez, à má distribuição e à gestão ineficiente desses recursos. Os gastos públicos com estudantes universitários ainda são, por exemplo, mais do que cinco vezes maiores do que com alunos da educação infantil. E a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental são os que mais precisam de investimentos.
A escola precisa ensinar civilização. Precisa ter autoridade clara, leis claras, punições correspondentes executadas. E não existe civilização sem lei, sem direitos e deveres, sem punição para os transgressores. Sobretudo, não existe civilização sem “autoridade”. É a certeza da punição, e não a dureza do castigo, que serve de freio à criminalidade.(Beccaria)
Uma sociedade só é civilizada quando garante a seus cidadãos direitos e deveres.
Melhorar escolas também é o trabalho de melhorar as condições de vida nas comunidades e cidades. Quando se entende que o desafio é sobre sistemas e não sobre escolas individuais, as chances de sucesso são maiores. (Andrés Alonso)
Colegas, no fundo, somos todos professores. E a nossa missão, como professores, é transformar o importante em interessante.
Professor é profissão; educador é missão. Um professor precisa saber, precisa conhecer. Não se pode ensinar e não se pode mudar o que não se conhece. Quando se é um educador, tem-se de acreditar no bem, na justiça, no amor, na gentileza, na tolerância, e até mesmo no bom humor.
Umas poucas palavras sobre as cotas: “a cor da pele não, mas a cor da mente é mutável pela educação”. (Cristovam Buarque)
Sonho sonhado sozinho é só um sonho. Sonho sonhado junto é realidade. A Udemo é a prova disso. Nasceu da reunião de 25 Diretores e Vice-Diretores, numa sala emprestada. Hoje, com mais de 10.000 associados, a Udemo tem sede própria, na Central e em seus doze Escritórios Regionais.
O que justifica a existência da Udemo é a busca de uma escola pública melhor e para todos, e a luta incessante na defesa dos direitos dos seus associados. Porque as coisas podem até chegar para os que esperam, mas serão sempre as sobras deixadas pelos que lutam.
A mobilização é a nossa garantia. “Estar preparado para a guerra é um dos métodos mais eficazes de preservar a paz”. (George Washington)
A eventual injustiça cometida contra um dos nossos colegas deverá ecoar igualmente em todos nós. Lembrando Nelson Mandela, “o que você fizer contra mim estará fazendo contra todo o meu povo e contra toda a humanidade”.
Espero que cada um de vocês possa dizer o mesmo que Paulo, o Apóstolo: “- Chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Não esmoreci. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor”.
Como afirmou o Pastor Rob Bell, “- Aposentar – se não é retirar-se do mundo; é eleger novas metas e desenhar novos caminhos. É reinventar-se. De vez em quando, é preciso mudar, assumir riscos, aprender coisas diferentes”. Sabe - se que pensar e viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. Porém, eleger o pijama como eterno companheiro não é boa política. É preferívelesfolar - se acriarmofo. Comoapaixonar - se pela vida, esperando - se dela apenas o ordinário ?
Não se esqueçam: “nós até podemos escolher o que semear, mas necessariamente vamos colher o que plantamos”.
Para presidir, coordenar, administrar, dirigir são necessários alguns requisitos: humildade, habilidade, bom-senso, persistência, resiliência e cortesia. (C. A. Brito). A missão de um líder deve ser a união, não a divisão. Lembrando que as divergências, de qualquer ordem, não excluem a boa educação. (Getúlio Vargas)
Exige-se de todo gestor, persistência. Lutar com paciência e resistênciadá frutos. Como afirmava Dom Hélder Câmara, “é graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”.
No século 21, não são apenas família e escola que educam: todas as mídias, peças publicitárias, estilos de vida urbana, comportamento no trânsito etc. influenciam fortemente a formação de crianças e jovens.
Os valores morais e o senso de cidadania devem ser ensinados em especial pela família, cabendo à escola transmitir os conteúdos pedagógicos de cada disciplina e reforçar, mediante a convivência pública cotidiana, a consciência cidadã.
Hoje, muitos pais projetam para a escola a responsabilidade pela educação total dos filhos, furtando - se de seu dever principal.
Há valores que são eternos, por mais que a educação evolua. Cidadania, respeito, solidariedade, autonomia, responsabilidade, dedicação e disciplina estão entre eles.
“Há pessoas que lutam um dia e são boas, há outras que lutam um ano e são melhores, há as que lutam muitos anos e são muito boas. Mas há as que lutam toda a vida e estas são imprescindíveis” (Brecht).Que vocês continuem sendo essas pessoasimprescindíveis para a Udemo, e para nós, os amigos !
Estudar, contemplar, trabalhar. Uma atividade alimenta a outra, e as três formam o espírito. (Basílio Magno)O corpo não sobrevivesem o espírito.
A busca da felicidade, ao lado da vida e da liberdade, é um direito inalienável. A felicidade é o fim de toda ação humana; portanto, é o fim, também, da educação.
E isto é o que eu mais desejo a todos vocês: que sejam felizes !“O mundo sorri de volta para quem sabe sorrir”. (M. Monroe)