Foi estabelecido em nossa sociedade que o trabalho é árduo e o divertimento é prazeroso. Mas, o filósofo L. Ron Hubbard explica em seu livro Os Problemas do Trabalho que uma pessoa não pode viver e ser feliz sem estar trabalhando. De fato, os loucos, neuróticos e doentes são aqueles que não trabalham ou não conseguem trabalhar. E há pesquisas científicas recentes que chegam à mesma conclusão.
Então, se você só pode ser feliz trabalhando, mas se ao mesmo tempo, você é infeliz de segunda a sexta quando trabalha, temos aqui um grande problema. Sem trabalho você fica infeliz, com trabalho você também não é feliz. Nossa! Que problemão! Infeliz com ele, pior sem ele. Como resolver isso?
O trabalho é realmente essencial para a felicidade humana, mas é preciso enxergar sentido no que fazemos, é preciso ter um propósito definido. Muitos estudos científicos comprovam que um trabalho significativo, com propósito, traz satisfação, felicidade e até melhora a saúde.
Propósito é a razão pela qual nós fazemos uma ou outra atividade profissional. É o que nos motiva, aquilo que nos move na direção de nossas metas.
É uma ideia antiga e ultrapassada usar dinheiro e benefícios como propósito para motivar os colaboradores. Mas mesmo assim, muitas empresas e governos ainda continuam fazendo somente isso. Enquanto o dinheiro pode comprar um monte de coisas, ele não pode comprar felicidade, sanidade, respeito, e nem reputação.
Na vida, independentemente da condição financeira, todos nós precisamos ter um propósito. Uma pessoa que não tem um propósito claro que beneficie mais que sua própria carteira vai apodrecer de dentro para fora. Imagine uma pessoa sem propósito, adicione um milhão de dólares e acabará com um grande problema.
Bilhões de pessoas estão vivendo vidas sem propósito, passando através de movimentos rotineiros e fazendo só o que devem para sobreviver. Elas acordam, vão trabalhar e fazem suas tarefas; depois vão para casa, comem, dormem, acordam e fazem tudo de novo. Isso é um crime ao ser humano!
Você está assim, robótico? Esperando que algo aconteça? Dependendo da sorte?
Desejando que a qualquer momento algo muito bom aconteça para sua vida melhorar? Achando que vai ganhar na loteria, na mega sena? Ou esperando que o duende, o anjo ou o universo traga uma nova oportunidade?
Você está desejando tudo isso com muita força? Se a resposta é sim, você está mesmo numa grande confusão. L. Ron Hubbard escreveu: “Então, uma pessoa fica presa neste universo no momento em que começa a desejar e para de fazer. Quando começa a desejar e para de atuar, bem, nada vai se converter em realidade depois disso.”
E como você poderia realmente sair desta confusão e voltar a segurar as rédeas da sua vida? Primeiro estabeleça ou reabilite seu propósito na vida. E depois encontre a atividade de trabalho que mais se encaixe com seu propósito. Esta é a única maneira de tornar seu trabalho prazeroso e satisfatório. E como consequência ter mais sucesso profissional e financeiro!