Sentado à beira do lago de águas límpidas e esverdeadas, movendo de um lado para o outro da boca uma doce pitanga, um homem fazia tamanhas reflexões que ele mesmo admirava da lucidez com que os pensamentos fluíam em fila indiana, um atrás do outro.
Quantas e quantas gerações já ocuparam este sagrado chão! Quantos pais, quantos filhos e irmãos já trilharam estes campos que no horizonte tocam o céu, numa visão mágica de que tudo poderia acabar ali mesmo. Seus pensamentos passeiam pelos vínculos sanguíneos entre as pessoas e nos entrelaçamentos de almas absolutamente distintas. Na família biológica não há escolha, ninguém há que tenha escolhido seus pais, filhos, irmãos ou sobrinhos. A família espiritual, por sua vez, é resultante do nosso comportamento, nosso modo de vida e de nossas escolhas. Tempo finito passamos ao lado da família biológica, mas na espiritual uma eternidade talvez.
Entre parentes familiares temos ligamentos genéticos, no espiritual o que predomina é a sintonia de reflexão do espírito e as sutis oscilações da alma. Indignado cada vez mais pelas surpresas da lucidez momentânea dos trilhados caminhos do pensamento, o homem do lago continuava a se fazer perguntas. Quem são aqueles que nos rodeiam e nos iluminam de alegria e contentamento todos os dias, nos dando força e coragem? Serão os mesmos que dividem conosco nossas tristezas? Eu creio que sim. De outra forma, quem são nossos pais, irmãos e filhos no aspecto do espírito? Serão aqueles que nos ajudam a ser mais humanos e nos auxiliam a manifestar o melhor que trazemos na nossa alma? Difícil a compreensão.
Felizes as famílias onde os aspectos espirituais e biológicos se entrelaçam tornando-as verdadeiras criaturas prometidas pelo Criador. Felizes os que pertencem às famílias que cultivam afinidades infinitamente verdadeiras. Felizes as famílias onde o respeito e as atitudes são bandeiras de todos os dias, onde todas as criaturas mutuamente se auxiliam a embelezar os jardins do interior de cada um, plantando e colhendo flores por todo o sempre. Felizes das famílias onde a mistura genética é compartilhada dia após dia com mistérios, sonhos, utopias e encantamentos.