*Diogo Mendes Vicentini é Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Presidente da Diretoria Executiva da FEV, na gestão 1989-1991 e atual membro do Conselho dos Ex-Presidentes
A história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Votuporanga é fruto da determinação de homens arrojados, destemidos e de visão, que há 50 anos prognosticaram o futuro de hoje.A história da nossa hoje UNIFEV foi construída a partir do sonho, do esforço e do empenho de uma cidade, quando completava tão somente 21 anos de emancipação.
Sonho que se tornou realidade com a publicação da Lei 751, de 30 de abril de 1966, decretada pela Câmara e promulgada pelo prefeito Dalvo Guedes, dispondo sobre a criação em regime de autarquia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Votuporanga.
Já em 18 de julho do mesmo ano, foi instituído por decreto o emblema distintivo da nova faculdade, o Brasão de Armas, sobreposto com uma mão que semeia, com dizeres em latim CulturamSpargere (Semeando a Cultura), que hoje nos mostra que, na realidade, era uma profecia, uma vez que constam do texto explicativo as seguintes e proféticas justificativas:
“A semeadura, um dos mais significativos símbolos da humanidade, aqui foi usada no sentido da criação de algo grandioso e belo, considerando que são das sementes bem plantadas que as gerações futuras colherão os frutos, que os farão dignos da sociedade a qual pertencem”, e continua relatando: “Usamos na frase latina a forma figurativa Spargere e não a forma literal Seminare, para dar mais amplitude ao seu sentido, uma vez que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Votuporanga, beneficiará a mocidade de toda uma região, mocidade esta que mais tarde será a geração responsável pela própria pátria”.
Em 1º de julho de 1970, através de Lei promulgada pelo prefeito Hernani de Matos Nabuco, foi constituída a Fundação Educacional de Votuporanga, com o fim de, entre outros, manter a Faculdade de Ciências e Letras. A partir daí, Votuporanga se impôs no cenário educacional da região, do estado e do país. Votuporanga cresceu junto com a faculdade e a faculdade cresceu junto com Votuporanga, e continua até hoje enfrentando desafios. Produziu homens e mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país e continua disseminando suas sementes, garantindo abundantes colheitas no futuro.
A hoje UNIFEV é fruto da determinação de todos, é resultado de uma história que há 50 anos vem sendo escrita por várias mãos, num processo em que está envolvido todo um sentimento de cidadania de funcionários, professores, alunos, de representantes dos poderes Legislativo e Executivo e, principalmente, de seus diretores e conselheiros curadores que, ano após ano, vêm trabalhando e se dedicando ao desafio de avançar cada vez mais no processo de qualidade do ensino.
Quero nesta data, deixar público o quanto é marcante em minha vida e o quanto me sinto lisonjeado e orgulhoso por participar e poder contribuir com a Fundação Educacional de Votuporanga, nos últimos 31 anos.