*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).
No mês que vem, o CIEE promove o maior encontro de capacitação para o mercado de trabalho do país: a 19.ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2016, que ocorre no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, entre os dias 20 e 22 de maio. A cada ano, a feira ganha mais notoriedade, com atrações culturais, palestrantes renomados e uma gama de serviços gratuitos à disposição dos visitantes, em sua maioria, jovens que sonham com a inserção no mercado de trabalho. Com a crise econômica acentuada nos últimos meses, o estágio e a aprendizagem aparecem como uma solução imediata para abrandar o desemprego crescente na faixa etária até os 24 anos. Os participantes da Expo CIEE poderão, no Cyber CIEE, consultar oportunidades abertas de acordo com seu perfil e já sair de lá encaminhado para processo seletivo em empresas e órgãos públicos parceiros.
Esse é o desejo de muitos jovens que sentem na pele as mazelas da crise. Sem qualificação para o mercado de trabalho, encontram geralmente portas fechadas na busca por um emprego. É por isso que o estágio e a aprendizagem são mecanismos importantes de afirmação para o jovem. Na capacitação prática, eles convivem com uma profissão, aprendem com colaboradores experientes, vivenciam o ambiente laboral e enriquecem sobremaneira os currículos. Se não forem efetivados na própria empresa, terão mais oportunidades para brigar, com qualidade e experiência, por outra vaga nos processos seletivos. É por isso que a cada ano, a Expo CIEE bate recordes de público. No ano passado, foram 68 mil visitantes que lotaram o Pavilhão da Bienal durante os três dias da mostra. Artistas como Mc Gui, Mc Guimê e Mc Garden fizeram a festa dos jovens, que puderam acompanhar também cerca de 100 palestras, entre eles nomes como Rafael Cortez, do CQC, e Denise Campos de Toledo, da Jovem Pan.
Neste ano, os visitantes terão à disposição 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem, além de encaminhamento preferencial para os processo seletivos para os próximos seis meses. As palestras que contribuem para a formação profissional, com dicas valiosas de especialistas, vão trazer profissionais como o ilustrador Ivan Querino, responsável pelo site eudesenho.com, que vai abordar o tema Cinco fases para se tornar um profissional de sucesso.
As inscrições gratuitas para a feira já estão abertas no portal CIEE (www.ciee.org.br). É bom fazê-la antecipadamente para evitar filar no local.