De longa data sou assinante do conceituado e destacado em todo o mundo jornal A Cidade. Como está comprovado pelos pleitos eleitorais em nosso Brasilque a abstenção vem aumentando cada vez mais, inclusive nas eleições de 02/10/2016 atingiu aproximadamente 30% pelos que não compareceram para votar e os votos nulos e brancos. Daí, fiz uma comparação, em que um município tendo em torno de 100.000 eleitores inscritos no dia da eleição, destes 100.000 eleitores, compareceram 70.000 eleitores para votar, portanto 70%.
Daí, entre os que não compareceram, votos nulos e brancos, somaram 30.000 eleitores, iguais a 30%.
Daí, dos 70.000 que compareceram a votação, quanto ao cargo majoritário, desses votos o eleito obteve 40.000 votos que representa 57,14% dos votos válidos, mas vejam bem: Isto é 57,14% dos votos válidos, mas na realidade o eleito foi vitorioso com 40% dos votos totais do município e não com 57,14%, portanto menos da metade do eleitorado e consequentemente isto representa também menos da metade da população do município. Mas enfim, o eleito merece todo o respeito de toda a população, pois vai ser o representante da cidade e de todos.
Essa importante observação, a imprensa não fez e não faz.
Os 30% que são os eleitores que não compareceram, somandocom os votos nulos e brancos, na minha opinião, desvalorizaram e comprometem a nossa democracia.
O correto é escolher com muita responsabilidade o seu ou os seus candidatos, comparecer e votar e depois acompanhar os trabalhos destes e cobrar todas as promessas feitas na campanha eleitoral.
Nosso profundo respeito, admiração e parabéns a todos os candidatos de um pleito eleitoral, aos eleitos e não eleitos, pois todos que se candidataram, colocaram seus nomes a disposição para apreciação e analise e assim fortalecer nossa Democracia.
Parabéns a todos os eleitos e não eleitos, pois para o bem de um município, para o bem de uma cidade, após as eleições o melhor é a União de todos, pois somente assim a Democracia é fortalecida e respeitada. A nossa preocupação é com esses 30% de eleitores que nãocompareceram, ou se compareceram votarem nulo ou em branco, isto comprometedemasiadamente todo o processo de Democracia de um Povo.
O município, a cidade acima de tudo é de todos e para todos.