A cada ano, nesta época, em meio as festividades de aniversário da cidade, há a sensação de que o votuporanguense renova a sua cidadania. Existem, neste período, eventos comemorativos, inaugurações de obras públicas, discursos inflamados proferidos pelas autoridades que ressaltam os feitos dos nossos antepassados e avivam as lideranças atuais a trabalhar na construção do futuro desta terra de todos nós. Isso faz bem para a alma e aumenta o orgulho da população.
O Votuporanguense, filho desta terra, tem dado mostra de garra e vencido desafios constantes. As conquistas foram sempre frutos de muito trabalho, obstinação e fé nos destinos de Votuporanga. No passado, era uma cidade com vocação agrícola, com uma invejável produção pecuária, cafeeira e de algodão. Mais tarde, surge a promissora indústria de móveis estofados, que projetou o nome de Votuporanga por este país. Mais recente, a diversificação do nosso polo industrializado com a produção também da crescente indústria de confecções. Paralelo ao polo industrial, Votuporanga teve uma expansão do seu comércio com a chegada de grandes lojas de magazine, tornando-se um respeitado centro regional de compras.
Outro setor que prosperou bem nos últimos anos foi a saúde. A Santa Casa tornou-se hospital estruturante e realiza hoje procedimentos médicos de alta complexidade. Cabe a Santa Casa também administrar os AME´s de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, além de órgãos de saúde conveniados com a Prefeitura. A cidade tornou-se referência para toda a região Noroeste Paulista. Outro pilar do seu desenvolvimento está na Educação. O ensino médio e fundamental municipalizado, público e particular, concedeu à cidade aniversariante o honroso título de “Capital da Educação”, reconhecido pelo governo do Estado de SP. Mas está no ensino superior o orgulho maior da população, com a projeção da Unifev, com seus cursos de graduação. A instituição é mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga, órgão sem fins lucrativos. Com uma população universitária estimada em 8 mil alunos, oferece cursos de alto nível pela avaliação do MEC, e desponta pelo seu exame vestibular do curso de medicina como um dos mais concorridos do Brasil.
Com o seu extraordinário índice de crescimento e com a sintonia perfeita entre os poderes constituídos, Votuporanga, nos seus 80 anos comemorados hoje, apresenta-se como uma cidade moderna e promissora, a mais pujante da região Noroeste Paulista. Saudamos os nossos pioneiros que semearam as boas sementes nessas terras férteis e louvamos as lideranças do presente na esperança de novas conquistas e de muito trabalho para mais 80 anos de progresso. Parabéns, Votuporanga, exemplo de progresso para a nação.