Benchmarking é comumente traduzido como “ponto de referência”. É uma ferramenta de alto uso nas administrações modernas. Benchmarking é estratégia, é solução, é um meio para se alcançar os objetivos das empresas. Podemos dizer que faz parte das políticas das empresas que querem se alavancar em épocas de crise. Se aprofundar um pouco mais vira até filosofia de vida. Muitos já começam a imaginar em como isso funciona e como o benchmarking pode colaborar e caminhar para a solução de nossos problemas e a resposta contundo pode parecer simples, mas na prática, devido à muitos vícios negativos de culturas empresariais, nem sempre pode ser executado com os atuais funcionários da empresa, e a pergunta que surge é de que “teria o dono do empreendimento coragem de tomas essas decisões” porque em muitos lugares, não só essa ferramentas, mas outras implantações de processos mal evoluem devido a essa cultura organizacional.
Benchmarking é baseado em estudos minuciosos de processos e práticas internas e externas afim de alcançar uma maior eficiência e consequentemente um maior e melhor resultado, ou seja, lucro e dinheiro em caixa.
Na prática teríamos milhares de exemplo que ocorrem no dia a dia, mesmo que de forma inconsciente, automática que as decisões são tomadas e que são na verdade benchmarking e um deles seria de que um vizinho troca a lâmpada a cada 2 (dois) e você está fazendo a mesma coisa a cada 6(seis) meses, o que estaria acontecendo? Alguns cientistas entendem que só é capaz de praticar o “benchmarking” se além de ter os olhos você pode enxergar o que está acontecendo, sem ignorância. Citemos uma história em que uma pessoa diz para outra que faz todas as suas decisões empresariais baseadas em um comportamento de um velho amigo e frisa que “ele é um verdadeiro modelo de empresário” será? Agora, porque existe então diferenças de tamanho de patrimônio entre ambas as pessoas?
Os tipos de benchmarking são: benchmarking interno, benchmarking competitivo, funcional, e o benchmarking de competição.
Como todo processo, o benchmarking possui várias fazes e processos que, passo-a-passo devem ser implementadas para se o sucesso desejado.
Segundo o site Wikipedia ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking) “O termo benchmarking surge em meados da década de setenta do século XX, introduzido pela XEROX, tendo a ideia vindo a ganhar proeminência na literatura especializada desde então. A ASQ - American Society for Quality define benchmarking como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo a obter informação que ajude essa organização a empreender ações destinadas à melhoria da sua performance”.
O “benchmarking” se torna então algo que irá promover mudanças e assim exigindo que iniciem uma reorganização das empresas.
Reorganização de empresas se torna tão importante como uma reorganização pessoal. O atual cenário econômico, político, social, financeiro, legal e de uma dívida pública que compromete praticamente 70% (setenta por cento) do PIB – Produto Interno Bruto, aquele que representa a tudo que se produz no país em bens e serviços exige que os empreendedores e gestores reflitam sobre o ciclo de vida da empresa, quais tomadas de decisões irão definir e contribuir para o crescimento contínuo. Reorganização de empresas é muito amplo e leva como tudo a responder várias questões como a de qual sistema gera dados para tomadas de decisões, qual a sua integridade e a capacidade da empresa ser até sustentável em suas práticas. Agora, se não houver um verdadeiro desapego, valorização de profissionais locais e em sistemas adequados o que a empresa teria para fazer seu planejamento anual? Outras perguntas como a “de onde viria recursos para promover essas melhorias” são possíveis sim de serem resolvidas.
“A desaceleração da economia pode trazer tempo para se reorganizar” Luciano Alberto de Freitas
“Aquele que habita na sombra do altíssimo descansara” Salmo 91