A velocidade incrível das mudanças que estamos presenciando está trazendo um impacto gigante em nosso dia a dia. Muitas das profissões que vão existir num futuro próximo ainda nem foram criadas. Por enquanto sabemos que envolvem alto grau de criatividade, interação social e capacidade de negociação. Ou seja, no futuro, as profissões terão alto grau de empreendedorismo.
Por isso o Sebrae-SP não para de inovar, estabelecendo um novo jeito de aprender, focado em realizar. É o que vão experimentar 50 alunos, a partir do segundo semestre deste ano, nas salas de aula, corredores, laboratórios da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae-SP, pioneiros do curso de Administração que já recebeu nota máxima do Ministério da Educação.
Criada e desenvolvida para ser referência na formação de empreendedores e um centro de vanguarda em pesquisa e geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo no País, a ESE está no coração da cidade de São Paulo e começa suas atividades sendo pilotada por uma equipe altamente capacitada e diferenciada. Ali, 100% dos professores tem titulação – 40% doutores e 60% mestres, além de pesquisas desenvolvidas sobre empreendedorismo e experiência comprovada em atuação em empresas como alto executivos ou donos das empresas.
Num ambiente especialmente preparado para que o aluno pense “fora da caixa”, professores, alunos, mentores e consultores vão exercitar diariamente as teorias mais avançadas em gestão, aliando às práticas de vanguarda do mundo de negócios conectado, veloz e global. Ou seja, o local perfeito para transformar sonhos em negócios de altíssimo impacto. Até o final de 2019, serão 150 alunos na graduação.
As portas da ESE também estarão abertas para os graduados que querem se diferenciar e estão dispostos a sair da curva. Também serão lançados neste ano os cursos de pós-graduação, MBAs e extensão - MBA em Estratégias de Crescimento para Pequenos Negócios; MBA em Negócios de Alto Impacto e Inovação; Extensão em Economia Criativa e Extensão em Modelos de Negócios Inovadores e Startups, com 120 vagas. Todos ministrados por professores reconhecidamente referências em suas áreas de atuação, lideranças empresariais, empreendedores e executivos de destaque no ecossistema de empreendedorismo e inovação. Para os próximos anos, serão lançados os cursos de pós-graduação em Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas; Formação de Consultores para Micro e Pequenas Empresas; Modelos de Negócios Digitais e Ensino de Empreendedorismo.
Os resultados desses investimentos certamente estarão retratados nos próximos rankings e pesquisas sobre educação empreendedora e mundo dos negócios. Entretanto, mais importante que os indicadores, é ver surgir empreendedores relevantes hoje, capazes não só de vencer no futuro, mas de ditar quais serão os novos horizontes do empreendedorismo.